VEREADOR ZENILDO SAW MUNDURUKU REALIZOU VISITAS PARLAMENTARES ÀS ALDEIAS INDÍGENAS DO RIO KADIRIRI.
No dia 07 de novembro, o vereador Zenildo Saw Munduruku (MDB), realizou visitas nas aldeias indígenas no Rio Kadiriri. Essas visitas, teve como objetivo ouvir as demandas prioritárias das aldeias Campinho, Corimã, Ariramba, Poxo Reben e Boca do Kadiriri. O vereador ouviu dos comunitários, principalmente as demandas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e transporte escolar.
Durante a visita as aldeias, o vereador Zenildo Saw, esteve acompanhado por professores, caciques, capitães e lideranças comunitárias, entre eles o Capitão Adelino Saw (Aldeia Corimã), o Cacique Edelson (Aldeia Ariramba), o Capitão Antônio Poxo (Aldeia Poxo Reben), o Capitão Honorio Dace (Aldeia Boca do Kadiriri) e os professores Eliano e Edésio Kirixi (Aldeia Campinho).
Na Aldeia Campinho, o vereador do MDB, ouvir a solicitação sendo que os indígenas, solicitaram prioridade, a construção de uma escola padrão MEC. Na aldeia, o vereador foi recebido pelos professores Eliano e Edésio Kirixi, que relataram a necessidade urgente de uma nova escola padrão MEC — uma solicitação feita há mais de uma década. A atual estrutura é improvisada e mantida com esforço comunitário.
Enquanto aguardam uma solução definitiva, os moradores propuseram construir um barracão comunitário para garantir a continuidade das aulas. Para isso, solicitaram materiais como: 20 sacos de cimento, 2 milheiros de tijolos, 3 latas de tinta azul escuro e combustível para transporte de madeira.
O vereador Zenildo Saw, reafirmou o compromisso de defender as pautas da educação e saúde indígena, onde orientou que a comunidade encaminhasse um documento formal ao gabinete com as especificações dos materiais.
Outra aldeia visitada foi a adeia Corimã, que relataram a dificuldades no transporte escolar. O capitão Adelino Saw relatou problemas no transporte escolar dos cinco alunos que estudam na Aldeia Ariramba. Apesar de existir uma cota de combustível, apenas 20 dos 100 litros mensais são repassados ao professor responsável, dificultando o deslocamento diário.
Além disso, o capitão destacou a falta de assiduidade do professor, o que tem prejudicado o aprendizado das crianças. O vereador se comprometeu a verificar a situação junto à Secretaria de Educação e a solicitar o repasse integral de combustível e embarcação adequada.
Na Aldeia Ariramba, o vereador Zenildo, visitou a escola, que está em situação precária. O Cacique Edelson e lideranças locais, foi destacado que as escolas existentes foram construídas pelos próprios moradores, sem apoio da Prefeitura de Jacareacanga. A estrutura atual é precária, mas segundo relatou as lideranças, tem um pedido formal antigo para a construção de uma nova unidade.
O vereador informou que o planejamento para 2026, incluiu a construção de escolas nas aldeias Ariramba e Campinho, reafirmando seu acompanhamento do processo. Entre as demandas apresentadas, estão telhas de Brasilit, cimento, um gerador de 12 kVA e uma embarcação completa para o escoamento da produção local.
Na aldeia Poxo Rebe, foi informado que a educação e saúde compartilham o mesmo espaço. O Capitão Antônio Poxo e professores relataram que o prédio escolar é também utilizado para atendimentos de saúde, devido à falta de infraestrutura adequada. A comunidade solicitou 60 folhas de telhas Brasilit, 15 sacos de cimento, a substituição do motor por um de 18 kVA, além de internet própria e regularização da cota de combustível. O vereador garantiu que vai encaminhar as solicitações ao Executivo Municipal e reforçar o diálogo com as secretarias competentes.
Durante a visita, o vereador Zenildo Saw Munduruku, reafirmou seu compromisso com as comunidades indígenas. O vereador Zenildo Saw Munduruku destacou a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas, especialmente nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.
O vereador Zenildo Saw Munduruku (MDB), agradeceu ao prefeito Valdo do Posto, pelo apoio logístico, para que o vereador e sua comitiva pudesse desloca-se as aldeias do Rio Kadiriri
“Nosso compromisso é buscar soluções concretas, junto à Prefeitura de Jacareacanga e às secretarias municipais, para melhorar as condições de vida das famílias indígenas do Rio Kadiriri. Essas comunidades precisam ser ouvidas e respeitadas em suas necessidades prioritárias”, afirmou o parlamentar.



Comente aqui