Portal Buré

Portal Buré

Jacareacanga: MORADORES DE JACAREACANGA PROTESTAM CONTRA AS CONSTANTES FALTA DE ENERGIA.

Essas oscilações de energia, tem causado muitos prejuízos a população em geral. Comerciantes, também sofrem com essa falta de enrgia. 

Na manhã deste sábado (10/12), moradores da cidade de Jacareacanga, realizaram uma grande e pacifica manifestação em três pontos da cidade (pontes de matérias, ponte de concreto e em frente a Subestação de Energia - SOENERGY., na travessa Tenente Fernandes. Essa manifestação, é em protesto contra as constantes falta de energia elétrica que atinge todos os bairros e comunidades de Jacareacanga (Mamãe Anã e São Martins).

A mobilização que chegou até a Subestação de Energia, tem o apoio dos vereadores (Manoel Junior, Gersinho Manhuary, Everton Sales, Neumar Xavier e Sandro Waro Munduruku). Os vereadores que estão ausentes do município, manifestaram seus apoios a população, através de mensagens e ligação telefônica. O vice-prefeito Valmar Kaba, também esteve presente dando seu apoio.

No portão da Subestação, os manifestantes exigiram que os motores fossem desligados, já que segundo eles, somente o centro da cidade, estava sendo beneficiado com energia e os outros bairros, estão à dois dias sem energia.

O supervisor da empresa fornecedora de energia (SOENERGY) Neilson Araújo, esteve no portão, onde conversou com os manifestantes. O mesmo relatou que o problema não é da Subestação, e sim do órgão que fornece energia a população, a Equatorial Pará Energia. Ele ressaltou que a SOENERGY, é apenas gerador de energia. 

O presidente da Câmara, vereador Antonio Mendes Cardoso, entrou em contato com a gerência da Equatorial Energia do Pará, e solicitou uma reunião com diretores da Equatorial na terça-feira na Câmara Municipal, junto com os vereadores e a população.

A Câmara Municipal de Jacareacanga, colocou o jurídico da Casa, a disposição da população para esclarecimentos e apoio no que tange a uma ação civil e outros.

O presidente da Casa, conversou com o gerente de relacionamento ao cliente da Equatorial, Gilliard Vaz, que afirmou ao presidente/vereador, que estará em Jacareacanga, na próxima terça-feira (13/01), para a reunião que acontecerá as 09h30 na Câmara Municipal de Jacareacanga, com os vereadores a a população em geral.

Está sendo mobilizada uma ação civil contra as duas empresas responsáveis pela energia em Jacareacanga, e um oficio será enviado a promotoria pública do Pará, para que o promotor de Jacareacanga, acompanhe todas desenrolar do caso. Um grupo de manifestantes, está colhendo assinaturas da população. Algumas pessoas que tiveram aparelhos elétricos danificados pelas constantes faltam de energia e oscilações, levaram seus aparelhos e colocaram no portão da Subestação.

“Já tem um certo tempo que a população está sofrendo com essa constante interrupção de energia na cidade, parece que as coisas só funcionam com manifestações em Jacareacanga. O negócio está complicado. Os comerciantes não podem nem mais estocar seus produtos que dependem de energia. O comércio está horrível”, disse um dos moradores que participa da manifestação.

Uma guarnição do 72º Pelotão de Policia Militar de Jacareacanga, esteve durante a manifestação, acompanhando para que não houvesse incidentes durante os protestos.

Jacareacanga: MANIFESTAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA A GERADORA DE ENERGIA | 10/01/2026   https://www.youtube.com/watch?v=FFfl-U3UKms

NOTA DA EQUATORIAL!

A Equatorial Pará informa que o fornecimento de energia elétrica no bairro São Francisco, em Jacareacanga, foi normalizado na manhã deste sábado, 10. As causas da ocorrência seguem em apuração.

Em relação ao desligamento da usina que atende o município, registrado também neste sábado e que impactou todos os clientes da cidade, a interrupção ocorreu, segundo Informações de colaboradoradores da produtora independente de energia SoEnergy, em razão de ameaças dirigidas aos operadores da unidade durante uma manifestação. No momento, o fornecimento de energia encontra-se totalmente restabelecido.

A Equatorial esclarece que não realiza a gestão, operação ou manutenção da usina termelétrica que atende o município, sendo essas atividades de responsabilidade exclusiva da empresa geradora SoEnergy que é um produtor independente de energia. A distribuidora acompanha de forma contínua a situação do fornecimento de energia no município e permanece à disposição das autoridades.

  



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.