Alenquer avança na inclusão social com mutirão de cadastramento da Tarifa Social de Energia Elétrica
A ação foi realizada durante a entrega da premiação da Seaster, que foca na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda.
O município de Alenquer, no Baixo Amazonas, deu um passo importante para aliviar o orçamento das famílias de baixa renda nesta sexta-feira (27). Em evento realizado no Barracão de São Pedro, no bairro Liberdade, a Prefeitura promoveu um mutirão de serviços voltado à atualização cadastral e a novos registros no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Atualmente, Alenquer possui mais de 18 mil famílias beneficiadas pelo TSEE. No entanto, o município trabalha para alcançar outras 5.451 famílias de baixa renda que estão aptas a receber o benefício, mas ainda permanecem fora da base de dados.
“A estratégia da gestão municipal, por meio de mutirões e busca ativa, visa integrar esse contingente para garantir que o direito ao desconto na fatura de energia seja efetivado para todos os cidadãos que preenchem os requisitos do programa”, enfatizou Meciano Feitosa, analista de relacionamento da Equatorial.
Descontos que transformam vidas
A partir da adesão ao TSEE, dependendo do consumo, o abatimento na conta de luz pode chegar a 100% sobre o valor da energia — excluindo impostos e encargos — para quem utiliza até 80 kWh por mês.
Para a dona de casa Maura, moradora da zona rural de Alenquer, o benefício vai além da economia e representa dignidade e suporte no cuidado com a família. “Tenho uma filha autista, e para mim é muito importante a tarifa social. Eu só tenho a agradecer o trabalho da Equatorial”, celebrou.
Reconhecimento e planejamento estratégico
Durante a programação, a Equatorial Energia realizou a entrega da premiação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) à Prefeitura de Alenquer, em reconhecimento aos esforços da administração municipal em cumprir metas rigorosas e ampliar o alcance do programa voltado às populações em situação de vulnerabilidade.
“Alenquer recebeu hoje uma central de ar de 9 mil BTUs, que vai proporcionar mais bem-estar à população que vier realizar cadastro, atualização de dados e outros serviços sociais oferecidos pelos CRAS. Esse equipamento foi escolhido pela gestão, e ficamos felizes com cada nova entrega”, complementou Meciano.
Informações úteis
Onde buscar orientações: no CRAS mais próximo ou durante ações itinerantes da prefeitura.
Quem tem direito: famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou famílias com beneficiários do BPC.

Comente aqui