2 de set de 2015

Empresário é condenado a 2 anos de prisão por se apropriar de dinheiro da previdência

Deu no Jeso Carneiro

César Pena Fernandes (foto), 64 anos, fundador da extinta empresa aérea regional Penta (1995-2004), que chegou a ter 300 funcionários e cerca de 10 aviões, foi condenado a 2 anos de prisão, em regime aberto, por apropriação indébita de contribuição da previdência social.
A sentença foi proferida na quinta-feira (27) pelo juiz federal Victor Albuquerque, da 1ª Vara de Santarém.
Neste link, leia a íntegra da sentença.
Além do empresário, Maria Rosa Dias Baldo, diretora-administrativa da Penta Transportes Aéreos S/A, também foi condenada com igual pena.
Penta, empresário
Amparados pelo Código Penal (artigo 44), a penalidade dada aos dois foi substituída por prestação de serviço à comunidade (no Asilo São Vicente de Paula) e prestação pecuniária, no valor de 10 salários mínimos, a ser repassada à Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).
César Pena e Rosa Baldo, réus confessos do delito, podem recorrer da decisão.
Outros 5 réus arrolados no processo (ação penal pública incondicionada) – Antônio Pena Fernandes, José Maria Pena Fernandes, Sonia Aparecida Rodrigues, José Baldo da Silva e Maria Lúcia Dias Fernandes – foram absolvidos.

95% do capital

A denúncia foi recebida pela Justiça Federal no ano passado.
Os 7 sócios da empresa (Cesar Pena detinha 95% do capital), segundo denúncia crime do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), não repassaram à União os descontos das contribuições previdenciárias dos funcionários da Penta Transportes Aéreos no período de janeiro de 2000 a abril de 2002.
Por isso, o juiz, ante a materialidade do delito, condenou 2 dos 7 sócios por crime previsto no artigo 168-A do Código Penal.
César Pena e Rosa Baldo alegaram que a empresa passava por dificuldades financeiras à época, e por isso não fizeram o devido repasse da contribuição previdenciária ao INSS.

Estelionato

Tramita uma outra ação penal contra César Pena na Justiça Federal (2ª vara), por estelionato, conforme o Blog do Jeso veiculou em junho no ano passado.

Empreendedoras de Itaituba vencem Prêmio do Sebrae estadual

Por Jota Parente Empreendedoras de Itaituba estão entre as três vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, premiação...

Postagens mais visitadas