EXPORTAÇÃO DE LIMÃO É LIBERADA PELA ADEPARÁ

BRASÍLIA – A conquista foi anunciada nesta manhã (21) pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Marcus Coelho, à comitiva do Pará liderada pelo deputado federal Francisco Chapadinha (PTN), e composta pelo vereador de Monte Alegre, Jean Vasconcelos, pelo gerente da empresa MA Comércio de Frutas e Exportação, Rogério Pelegrin; pelo representante da CNA, Eduardo Brandão e pelo membro da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas, Jorge Souza. O deputado estadual Hilton Aguiar (DEM) e o prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco, também participaram da audiência.

Eles foram em  busca de apoio e conseguiram a liberação da exportação do limão Tahiti, produzido nos municípios de Monte Alegre, Prainha e Alenquer, região oeste do Estado.

A situação, que estava incomodando os produtores, precisou da interferência do deputado Chapadinha, que não tem medido esforços para ajudar no fortalecimento da agricultura do Pará.  

Foi o próprio deputado que explicou ao diretor, sobre a circulação do limão dentro do Estado do Pará, deixando claro que, o produto é embarcado em Belém para a exportação. A partir das informações, o diretor Marcus Coelho ligou para o diretor geral da Adepará, Luciano Guedes e recebeu a notícia de que o limão tahiti estava liberado para exportação. 

Todos receberam o anúncio com muita alegria, uma vez que os produtores da região estavam com risco de prejuízo na ordem de 30 milhões de reais.

Para o deputado Chapadinha, os agricultores temiam perder toda a produção e, por conta disso, não mediu esforços na busca por soluções imediatas. 

Chapadinha afirmou que, hoje, o município de Monte Alegre é o maior produtor de limão tahiti, com 2.200 ha, o que equivale um plantio de 620 mil pés. “A gente vai sempre apoiar os nossos agricultores familiares e os produtores rurais, porque somos conhecedores do esforço que eles fazem para garantir a produção da agricultura nas mesas de nós consumidores”, comemorou o deputado.

O assunto também foi pauta de audiência com o secretário de Agricultura do Pará, Geovani Queiroz, que está em Brasília e aproveitou para reforçar o apoio  na liberação da exportação.

Havia uma apreensão muito grande por conta da proibição da Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, emitida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará, mas graças ao intermédio do deputado Chapadinha, agora os produtores podem respirar tranquilos.

#AscomChapadinha
Tecnologia do Blogger.