6 de jun de 2017

Jacareacanga: PREFEITO RAIMUNDO BATISTA SANTIAGO REUNIU COM CACIQUES E LIDERANÇAS MUNDURUKU.

No ultimo sábado (03), o prefeito Raimundo Batista Santiago e o vice-prefeito Hans Amâncio Kabá Munduruku, receberam mais de 70 caciques e lideranças indígenas para uma grande reunião, que foi realizada no auditório da SEMAS. Ainda presente a reunião, a secretaria de Educação Elisandra Alves Silva, o secretario de Agricultura Petrônio Barroso, chefe de gabinete Avelar Luz e os vereadores Noé Luz, Rainericy Quintino, Giovani Kabá Munduruku e o presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, Acélio Aguiar.
Entre as principais lideranças, estavam, os caciques: Solano Akay, Fabiano Borô, Izaura Mau, Luciano Karú, Nicolau Karu, Waldomiro Munduruku, Alcindo Poxo, Bruno Kabá, Osmando Tomé Akay, Anísio Poxo, Josildo Waru, Maelen Apiaka, Deodato Karô, Flavio Kirixi, Bonifacio Kirixi, Eliciano Karô e outras lideranças. Durante a reunião, todas as lideranças Munduruku usaram a palavra, reafirmando o apoio incondicional ao prefeito Raimundo Batista Santiago. O prefeito Raimundo Santiago, agradeceu a todos e deixou todas as lideranças a vontade para apresentar as demandas e reivindicações de suas aldeias.
As principais reivindicações dos caciques são em relação a; saúde, educação e transportes, que segundo eles, faz mais de 8 anos que estão abandonado pelas gestões anteriores. 
Em sua fala, o prefeito Raimundo Batista Santiago, agradeceu a presença de todos, e o apoio incondicional de todas as lideranças presentes. O prefeito Raimundo Santiago, relatou os primeiros meses de governo, mostrou as dificuldades encontradas pela administração, já que quase nada foi deixado, principalmente no que tange, as comunidade indígenas. “Vamos ter que começar praticamente do zero, temos que fazer um levantamento completo das aldeias, e realizar os serviços emergenciais” disse o prefeito.

O prefeito informou aos caciques, que brevemente a casa de apoio para os mesmo em Jacareacanga, já estará devidamente adequada, para recebe-los, já que essa reivindicação, é antiga e até hoje não foi sido atendida, mas agora, já está sendo planejada e logo estará em execução. Isso, deixou os indígenas mais tranquilos e felizes, já que terão mais apoio, ao virem a cidade resolver problemas particulares e outros.
Prefeito Raimundo Santiago, revelou aos caciques e lideranças, que está providenciando transportes adequados aos indígenas, disse que na saúde, já estão sendo realizados trabalhos e que na educação, também os trabalhos estão sendo realizados. Mas que será feitos levantamentos minuciosos nas aldeias, para que sejam realizados os trabalhos de acordo com as realidades indígenas Munduruku.
Outra reivindicação das lideranças indígenas, é em relação a segurança dos voadeiras, que fica no porto quando os mesmos vem das aldeias para cidade. O prefeito Raimundo Santiago, informou também, que já está providenciando um porto adequado e vigias, para ficarem permanente nesse local. 
Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Vereadores de Jacareacanga aprovam novo Código Tributário e de Obras

A Câmara Municipal de Jacareacanga aprovou nesta sexta-feira (15) os Projetos de Lei do Novo Código Tributário Municipal (CTM) e de Obras ...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.