Governo reforça Navegapará em Santarém

Da RedaçãoAgência Pará

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) estão em visita de campo em Santarém, onde realizam encontros com gestores e monitores dos infocentros do programa Navegapará instalados naquele município.

As visitas técnicas também contam com a colaboração do diretor de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação de Santarém, Jáder Gama, e do técnico da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) em Santarém, Hamilton Feitosa.
De acordo com a pedagoga Lianny Araújo, da Sedect, esta ação serve para que a equipe do Navegapará tenha uma visão real do maior programa de inclusão digital do Brasil, motivo pelo qual um relatório destes encontros será apresentado ao presidente da Prodepa, Renato Francês, e ao secretário-adjunto da Sedect, João Crisóstomo Weyl, gestores do Navegapará.
"É uma visita de acompanhamento, na qual verificamos as instalações dos infocentros, as suas reais condições de funcionamento e, ainda, as pendências destes espaços, de forma a garantir a melhor estrutura deste tipo de serviço público", afirma Lianny.

Natasha Veloso, da Sedect, diz também que nestas visitas se estabelece contatos com lideranças de movimentos sociais interessadas em instalar infocentros nas suas comunidades.
As visitas começaram na segunda-feira (16), na Colônia de Pescadores Z-20, Escola Padre Manoel Albuquerque, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Moradores do Bairro da Conquista.

Na terça-feira, 17, os técnicos visitaram a Escola Conceição Figueira e as organizações não-governamentais Fundac, Projeto Saúde Alegria e a Federação das Associações de Moradores e Comunidades de Santarém (Fancos).

Neste último, os técnicos da Sedect mantiveram uma reunião com lideranças comunitárias que estão pleiteando infocentros às suas comunidades. Eles responderam a várias perguntas dos líderes comunitários e anunciaram que já foi dada a partida para a instalação do infocentro de Fancos.

Worshop - Nesta quarta-feira (18), os técnicos da Sedect, Fapespa e Prodepa, coordenam um workshop preparatório para as oficinas aprovadas pelo Edital Ações Colaborativas para a Cidadania Digital, da Fapespa.

O Edital, que foi lançado ano passado, aprovou 15 projetos, sendo três em Santarém e um em Itaituba, para onde este mesmo workshop será levado nesta quinta, 20 de fevereiro. Este workshop também foi realizado em Belém, no final do ano passado.
"A meta do workshop é reforçar estes projetos para que os mesmos alcancem os seus objetivos. Dessa forma, os participantes são orientados sobre procedimentos, normas e metodologias que devem ser obedecidas para que os projetos sejam executados da melhor forma possível", declara Lianny.

Telecentro de negócios - Além destes encontros, a equipe da Sedect, Fapespa e Prodepa participaram de uma audiência, nesta terça-feira (17), com a secretária de Desenvolvimento Municipal de Santarém, Edna Araújo, para atender a solicitação de instalação de um Telecentro de Negócios no município.

"A nossa missão, com estas visitas, é tanto divulgar o Navegapará e os editais da Fapespa, como conquistar novos parceiros e agregar as lideranças dos movimentos sociais a uma rede ampla, a qual seja capaz de gerir estes espaços, independentemente dos governos. Isso significa que em médio e longo prazo estamos criando condições para transferir as responsabilidades, colocando nas mãos do povo os infocentros e o próprio Programa", conclui Francisco Weyl, coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem da Fapespa.

Texto: Ascom - Fapespa / Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.