Sedect promove workshop em Santarém

Três jovens que tiveram seus projetos aprovados no edital Ações Colaborativas para a Cidadania Digital participaram, nesta quarta-feira (18), de um workshop coordenado por técnicos da Secretária de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa), em Santarém.

O edital foi lançado no ano passado e 15 projetos foram aprovados, sendo que três são de Santarém. São eles: "Web Rádio Navegantes", de Kathellen Suelem Sousa Mota; "Formação de monitores de telecentros e infocentros", de Jonathan Ribeiro Gama; e "Meio ambiente, arte e cultura regional", de Alessandra Souza Silva. Todos estão em fase de desenvolvimento.
No workshop, os gestores são orientados sobre procedimentos, normas e metodologias que devem ser observadas para que os seus projetos sejam executados dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos pelo Programa Navegapará.

Os gestores também têm acesso às observações efetuadas pelos avaliadores da Fapespa, em relação ao julgamento dos projetos. De acordo com a socióloga Natasha Veloso, da Sedect, isso permite que os gestores possam fazer uma espécie de análise crítica dos seus projetos, de forma que estes alcancem, da melhor forma, os seus objetivos.

"Além disso, no workshop, os gestores recebem e preenchem planilhas técnicas, nas quais expõem de forma detalhada informações sobre o andamento e prestação de contas destes projetos, o que nos ajuda a ter uma visão bastante ampla dos infocentros, que são parteimportantíssima do Navegapará", afirma a pedagoga Lianny Araujo, da Sedect.
Projetos - Kathellen Mota explica que o projeto "Meio ambiente, arte e cultura regional" visa difundir o uso do software livre na produção e desenvolvimento de programas de rádio para internet, por meio de oficinas e formação de multiplicadores, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém.

"A nossa temática é tanto a questão ambiental quanto a cultural e o nosso público alvo são crianças, jovens e adultos dos bairros Mapiri e Liberdade. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das populações locais", informa Alessandra Silva, sobre o projeto "Meioambiente, arte e cultura regional".

Com o projeto "Formação de monitores de telecentros e infocentros", Jonathan Ribeiro Gama diz que a meta é articular os sete infocentros de Santarém. Gama informa ainda que já coordenou oficinas nas escolas Maria Amália, Pio X e Dom Floriano, além da Casa Brasil.

"Este projeto difunde o uso do software livre na preparação de jovens para a inserção no mercado de trabalho, através de oficinas e treinamentos para a formação dos monitores que irão atuar nos Telecentros e Infocentros de Santarém". Este projeto, aliás, já formou 15 monitores que serão contratados pela Sedect para trabalhar nos infocentros de Santarém.

Fonte: (Ascom/Fapespa)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.