Mundurukus reivindicam posto da Funai em Jacareacanga
Transferir o posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itaituba para Jacareacanga, garantir melhores condições de atendimento a saúde, buscar mais investimentos em educação para o povo Mundurukus e construir parcerias para o fortalecimento da cultura indígena na região. Estes foram alguns dos pontos debatidos por cerca de cinquenta lideranças indígenas do povo Mundurukus, neste último final de semana, em Brasília, com os gestores da Funai, do Ministério da Saúde (MS), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e membros da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA).
Na sede da Funai, acompanhados pelo deputado federal Zé Geraldo, as lideranças indígenas foram recebidas pelo presidente da instituição Márcio Meira,que ficou de analisar as demandas e encaminhar soluções para as reivindicações.
O deputado federal Zé Geraldo disse que as reivindicações dos Mundurukus possuem a legitimidade de uma população que resiste historicamente para que seus valores, crenças e costumes não sejam subjugados ou esquecidos. “É muito importante que tenhamos o cuidado e respeito aos povos indígenas. Eles são os primeiros residentes dessa terra. Aprimorar a gestão do posto da Fundação e ampliar os recursos para que a saúde e educação indigena seja de qualidade é uma obrigação e tem que ser assegurada", enfatizou o deputado.
Hans Amâncio Mundurukus, líder dos Mundurukus, avaliou que a viagem capital federal foi positiva. " A nossa luta é para que os poderes saibam que acompanhamos de perto todas as nossas reivindicações. É uma forma de fazermos o controle social e garantir que seremos atendidos em nossas necessidades", finalizou.
Fonte: Marcos Santos/A Cidade
Comente aqui