Itaituba: Governo vai construir 930 casas em Itaituba do Minha Casa Minha Vida

"Morei aqui há 26 anos e sei como eram as coisas neste lugar. Ninguém precisa me contar, pois eu sei o que é o sofrimento do povo". A governadora Ana Júlia Carepa esteve nesta quarta-feira (10), em Itaituba, onde assinou convênios com o Departamento Nacional de Produção Mineral e a prefeitura, além de assinar contratos com a Caixa Econômica federal para construção de 930 casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Em seguida, a governadora foi para a casa de recepções Ranierys, onde assinou contratos com a Caixa Econômica Federal para construção de 930 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida. A assinatura do contrato foi acompanhada de perto por muitas pessoas, que aguardavam ansiosas a materialização do projeto. Nenhuma casa popular foi construída no município em toda sua história. O superintendente em exercício da Caixa, João Hugo Barral, lembrou que o programa, criado pelo presidente Lula, não poderia acontecer sem a participação do Estado e do município.

"O Estado está reduzindo impostos para a cadeia produtiva de materiais de construção, como telhas e tijolos. O município está reduzindo IPTU, ITBI e outras taxas. Sem essa ajuda, não poderíamos construir tantas casas", disse Barral. "O governo está acreditando no Minha Casa Minha vida, e está construindo mais de 2500 casas, via Cohab", completou. Barral anunciou ainda que até junho de 2010, a Caixa vai contrata a construção de 52 mil casas no Pará.

A governadora lembrou que seu governo está investindo pesado para superar o déficit habitacional. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC e da Cohab, o governo construirá em 4 anos a metade do que foi construído em 40 anos. Além das 30 mil casas em construção, a governadora anunciou em primeira mão que a residência governamental no Icuí, em Ananindeua, será doada para a construção de casas populares.

A governadora assinou também convênios com o DNPM para, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), iniciar a regularização das áreas de garimpo no município. A Sema montará um escritório em conjunto com o DNPM para a atuação conjunta de seus técnicos. Com isso, além de regularização ambiental dos garimpos e a sua adequação aos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental do Estado, os garimpeiros poderão trabalhar em situação regular, com seus direitos trabalhistas garantidos, como seguro desemprego, FGTS e direito à aposentadoria.

O prefeito Roselito foi enfático ao afirmar que esta medida está dando o pontapé inicial para a atividade garimpeira na região. "A decisão de regularizar os garimpos é como a de tirar a certidão de nascimento das crianças", disse Roselito. "Obrigado por essa conquista que é a regularização dos garimpos, uma importante atividade econômica de nossa cidade", agradeceu.

A governadora assinou ainda convênios para repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Estado - FDE - para a reforma do prédio histórico da prefeitura, a reforma do mercado municipal, a reforma e ampliação do estádio do município e pavimentação asfáltica de 10 kilômetros de vias urbanas.

O prefeito Roselito declarou que estes convênios são importantíssimos para o município. A governadora anunciou ainda a aquisição de uma patrulha mecanizada para a manutenção das estradas vicinais de Itaituba. O governo já havia doado 130 mil litros de combustível e 300 mil reais para a recuperação de estradas e pontes. Segundo o prefeito, as pontes das localidades Califórnia, Nova Olinda, Barreiras e Pimental já foram ou estão sendo recuperadas.

A governadora disse nesta quarta-feira (10) que é um dia de festa para a cidade, pois está coroando um processo que iniciou com seu governo. "Temos que usar nossos recursos naturais, como o ouro, o ferro e a água, mas com respeito ao meio ambiente", disse a governadora. "Esse convênio que assino hoje com o DNPM vem nesse sentido", completou.

"Investimos em segurança, com a contratação de policiais e compra de viaturas, mas precisamos investir na geração de empregos para dar alternativas ao povo", disse Ana Júlia Carepa. "Não adianta aumentarmos o policiamento se não dermos oportunidades de melhoria de vida ao povo", completou.

O vereador Hilton Aguiar, presidente da Câmara Municipal, reconheceu todas as obras feitas pelo governo no município de Itaituba. "É preciso divulgar sua obra, pois as pessoas pouco conhecem o que a senhora está fazendo", disse Hilton. "Quem quer fazer, como a senhora, faz. Quem não quer, inventa desculpas", completou.


Levi Menezes - Secom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.