Pavimentação da BR-163 até Novo Progresso está adiantada.

Integrantes do Movimento Pró-Logística avaliam como positivo o andamento das obras neste trecho da rodovia federal
 
O Movimento Pró-Logística iniciou nesta terça (27) o Estradeiro pela BR-163, rumo a Santarém (PA). O objetivo é verificar o andamento das obras de pavimentação da rodovia federal, que é o maior corredor de escoamento da safra mato-grossense com destino ao Norte do país. Segundo o presidente da Aprosoja e do Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, as obras avançaram. “Boa parte do trecho está asfaltada, mostrando que as empresas trabalharam nos últimos seis meses”, afirmou. Este é o segundo Estradeiro realizado na BR-163 este ano. O último foi realizado em maio.
 
No primeiro dia, a comitiva percorreu 480 quilômetros até o município de Novo Progresso, já no Pará. Cinco empresas são responsáveis pelo asfaltamento da rodovia. No primeiro trecho, de 54 quilômetros, de responsabilidade da empresa Constil, havia muitos buracos e, segundo relatos dos membros da expedição, houve manutenção.
 
Na divisa de Mato Grosso com o Pará, ainda há um trecho sem asfalto onde é necessária a construção de uma ponte. No trecho de 102 quilômetros, de responsabilidade do consórcio CAL (formado pelas empresas Cavalca, Agrimat e Lotufo) as obras estão bastante adiantadas. São apenas 21 quilômetros sem pavimentação. “As obras andaram depressa neste trecho. No último Estradeiro não havia nada asfaltado por aqui”, destacou o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.
 
Dois trechos, que somam 138 quilômetros, de responsabilidade das empresas JM e Contern, estão com as obras finalizadas. As obras que estão com a empresa 3 Irmãos são as mais atrasadas. Quase nada está pronto na pavimentação dos 68 quilômetros licitados, cujas obras iniciaram em 2009.
A comitiva do Estradeiro BR-163 é formada por quase 50 integrantes de entidades ligadas ao agronegócio, produtores rurais e empresas.
 
Fonte: ExpressoMT.

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