Graça Azevedo, procuradora geral do MP recém eleita, morre em acidente em Nova Timboteua

Há poucas horas aconteceu uma tragédia que abalou o Parquet paraense: a procuradora de justiça Graça Azevedo, recém eleita procuradora geral, morreu no final da tarde de hoje em decorrência de um acidente automobilístico na PA-324 - rodovia que dá acesso a Salinópolis, no trecho entre Nova Timboteua e Peixe-boi. 

Até o momento, as notícias que se tem é que ocorreu uma colisão frontal entre o Honda Fit dirigido pela procuradora e uma Nissan Grand Livina, dirigida pelo servidor público do Tribunal de Contas dos Municípios Alan Marcelo Pereira Ribeiro. Além dos dois, uma mulher que ia com no carro da procuradora também faleceu no local. Um homem que ficou preso nas ferragens da Grand Livina foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado com vida para o hospital de Salinópolis.

O delegado Guilherme Xavier, superintendente da Polícia Civil da Região, informou que uma equipe de delegados de polícia já está no local acompanhando a perícia. Será feita uma apuração rigorosa de todos os detalhes do acidente.
Os membros do Ministério Público estão consternados. Parece um grande pesadelo.
 
A carreira da procuradora
A procuradora de Justiça Maria da Graça Azevedo da Silva foi a mais votada nas eleições para procuradoria geral, ocorrida no último dia 07 de dezembro. Seguindo a tradição de escolher o candidato mais votado, o Governador do Pará, Simão Jatene, a nomeou para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado. A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 20. Ela assumiria o cargo no dia 19 de março 2013 e nele permaneceria durante dois anos.

Maria da Graça Azevedo ingressou no Ministério Público por meio de concurso público no dia 12 de junho de 1985. Atuou como promotora de justiça em diversos municípios do interior do Estado até chegar à capital, onde se destacou na Promotoria de Justiça de Meio-Ambiente. Ainda como promotora, foi eleita presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP). Promovida ao cargo de Procuradora, Graça Azevedo continuou seu trabalho em prol do meio ambiente, tanto que o atual Procurador Geral de Justiça, Eduardo Barleta, a designou para coordenar o Centro de Apoio Operacional do Meio-Ambiente. Em outubro de 2012, atendendo vários pedidos da classe ministerial, a procuradora Graça Azevedo lançou sua canditadura para concorrer ao cargo de procuradora geral de justiça. Sua campanha solitária (em geral, formam-se chapas de três candidatos) lhe deu a vitória, pois foi a mais votada dentre os quatro concorrentes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.