Brasília sedia Encontro Nacional de Prefeitos

Brasília recebe, a partir desta segunda (28) até quarta-feira (30), a maior reunião de gestores municipais do país: o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável. Realizado pela Presidência da República, o evento tem como objetivo partilhar experiências e informar os dirigentes sobre ações federais de apoio aos municípios.


O GDF, por exemplo, participa com a apresentação de duas experiências de sucesso: os programas Carreta da Mulher, na Saúde; e DF Sem Miséria, na área Social. Além disso, será o responsável pelo esquema especial de segurança, pela recepção dos visitantes e por toda a infraestrutura necessária para que o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receba até 20 mil pessoas durante esses três dias.

Os detalhes sobre a Carreta da Mulher e o DF Sem Miséria serão conhecidos durante a Mesa de Boas Práticas, no dia 29 de janeiro. Clique aqui e confira a programação. A Carreta da Mulher é uma ação itinerante, que utiliza um ônibus para oferecer atendimento preventivo da saúde feminina. Desde o dia 8 de marco de 2012, o projeto oferece exames como Papanicolau, ecografia e mamografia em regiões carentes das cidades do DF. Até agora, já realizou 29.452 exames em diferentes localidades. A estrutura ficará estacionada em frente ao Centro de Convenções durante todo o encontro.

Após a apresentação da Carreta da Mulher, o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidl, falará sobre o DF Sem Miséria. Lançado pela atual gestão, em 7 de junho de 2011, o plano foi criado para combater a extrema pobreza e reduzir as desigualdades sociais, por meio de parceria com o Brasil Sem Miséria, do governo federal. O plano segue três eixos de políticas sociais: garantia de renda, ampliação do acesso a serviços sociais e inclusão produtiva.

Os dados dos beneficiados foram consolidados em um Cadastro Único para programas sociais do governo federal: hoje há 250 mil famílias do DF nesse cadastro - o GDF incluiu 22,5 mil novas famílias, que nunca participaram de programas sociais. O governo local completa o benefício de 33 mil famílias, com valores entre R$ 100 e R$ 300, de forma que nenhuma receba menos que um salário mínimo.

Durante o encontro, os participantes poderão, ainda, conhecer outros projetos desenvolvidos pelo GDF, além de tirar dúvidas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança.

Visitantes - Quem vier a Brasília encontrará uma estrutura especial. Dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT) foram montados para o evento: no aeroporto e no Centro de Convenções. Os visitantes receberão folders com informações sobre os pontos turísticos e serviços úteis. Os dados estão também na internet, em um hot site criado pelo GDF para o encontro (www.capitaldobrasileiros.com.br).

Serviço
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável
Abertura: dia 28, segunda-feira.
Horário: 17 horas. 
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.