Hidrelétrica Teles Pires promove curso de formação em microscopista em Jacareacanga.




A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) está investindo na formação profissional de microscopistas no município de Jacareacanga (PA). A iniciativa, realizada entre os meses de abril e maio, irá permitir a capacitação de onze profissionais. A atividade é fruto da colaboração entre a CHTP, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará e a Prefeitura de Jacareacanga.

O curso de formação é mais uma ação do Programa de Controle e Prevenção de Doenças e do Plano de Ação e Controle da Malária, que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Teles Pires.

O coordenador de Saúde da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho, explica que os alunos já trabalhavam na área de combate a endemias como agentes comunitários de saúde. “Os agentes vão poder coletar, analisar e diagnosticar os casos durante visita domiciliar”. De acordo com Carvalho, eles estarão prontos para atender a população caso ocorra algum surto de malária.
No curso, são ensinadas técnicas de coleta e coloração das lâminas, treinamento de busca ativa e passiva, identificação das diferentes espécies ao microscópio, treinamento no preenchimento da ficha de notificação e manutenção do microscópio.


De acordo com o secretário de Saúde do município, Elinton Rodrigues de Vasconcelos, os moradores serão os maiores beneficiados, pois irão dispor de maior qualidade e agilidade no diagnóstico e tratamento de doenças. Vasconcelos acrescenta que a parceria representa muito para o município. “Nunca teríamos condições de nos equipar e manter os trabalhos básicos de saúde com essa qualidade”, finaliza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.