Óbidos: PRESO NO ACRE FORAGIDO DA CIDADE DE ÓBIDOS QUE PROMOVEU ATENTADO CONTRA DEMUTRAN EM ÓBIDOS

Já se encontra preso na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre, o nacional JOAQUIM DA SILVA TAVARES NETO, um dos cinco acusados da pratica dos crimes tipificados nos arts. 157, § 2°, incisos I e II do CP (ROUBO QUALIFICADO), Art. 163, parágrafo único, incisos I, II e III do CP (DANO QUALIFICADO), ART. 250, § 1°, inciso II, alínea “b” do CP (INCENDIO), Art. 244-B da Lei 8.069-90 (CORRUPÇÃO DE MENORES) e art. 15 da Lei 10.826-03 (DISPARO DE ARMA DE FOGO), ato criminoso ocorrido nas dependências do Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN da cidade de Óbidos no dia 18.08.2012. Informa o delegado ELINELSON DE OLIVEIRA SILVA, que tão logo o crime foi noticiado o trabalho de investigação iniciou e apontou a autoria delitiva para os nacionais JOAQUIM DA SILVA TAVARES NETO, BELMOS VIEIRA DA CRUZ e CHARLES DO NASCIMENTO JUNIOR, além de dois adolescentes que auxiliaram na pratica criminosa, e que teve como motivação a intenção de se vingar dos agentes de transito municipais que trabalhavam no referido órgão e que estavam coibindo a pratica de direção perigosa, dos quais os indiciados eram contumazes. 

A autoridade policial do município, Delegado ELINELSON DE OLIVEIRA SILVA, representou junto ao poder judiciário da cidade pela prisão preventiva dos adultos, internação provisória dos adolescentes, e busca domiciliar na residência de todos os envolvidos, tendo seus pedidos sido acatados pela Dra. TARCILA MARIA SOUZA DE CAMPOS, juíza de direito da comarca, quando então BELMOS VIEIRA DA CRUZ e CHARLES DO NASCIMENTO JUNIOR foram presos, assim como os dois adolescentes aprendidos, também foram apreendidos todos os veículos e apetrechos utilizados na pratica criminosa, porém JOAQUIM DA SILVA TAVARES NETO, auxiliado pelo nacional CARLOS ALBERTO SOARES GUIMARAES, vereador na cidade de Óbidos, conseguiu fugir para a cidade de Manaus-AM, e posteriormente para Marechal Traumaturgo, Estado do Acre, onde possui parentes, e onde a prisão foi concretizada, após intenso trabalho de monitoramento e investigação que contou com apoio da equipe de inteligência do NAI-W, comandado de Delegado Silvio Birro, em Santarém, e da polícia civil do Acre. 

O vereador CARLOS ALBERTO SOARES GUIMARAES, foi indiciado pela pratica do crime de favorecimento pessoal (Art. 348 do CP), que consiste em “Auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão.”, cuja pena é detenção, de 1 (um) a 6 (seis)meses, e multa. O preso JOAQUIM DA SILVA TAVARES NETO encontra-se na unidade prisional da cidade Cruzeiro do Sul - Acre, enquanto aguarda transferência para a cidade de óbidos, onde o mesmo permanecera a disposição da justiça criminal. O delegado Elinelson informa que “com a prisão do ultimo envolvido na pratica delitiva, a policia civil da por encerrada as diligencias e investigações envolvendo este ato criminoso, que perduraram por cerca de 10 meses,  e que tanto abalou a sociedade obidence, principalmente porque teve como intenção a de intimidar agentes públicos que estavam desempenhando seu mister de fiscalizar o transito municipal, alem do fato de que a fuga foi facilitada e financiada por um membro do poder legislativo municipal, o vereador CARLOS ALBERTO SOARES GUIMARAES, fato este reprovável, tanto que o vereador foi indiciado e ira responder pelo crime e favorecimento pessoal e prestara contas por seus atos, junto a justiça criminal desta comarca”, informou o delegado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.