Itaituba: Diretoria de Tributos alerta prazo final do IPTU

Quem não cumprir o prazo terá o nome incluído no Serasa e entra para a dívida ativa
Dizer que enfrenta filas extensas ou que perde tempo tentando resolver suas pendências com o setor de Tributos da Prefeitura já não é desculpa. Agora, a Diretoria mudou de lugar, e está funcionando em um espaço mais cômodo. É o momento de convocar a população para uma conversa mais séria. Saber de que forma poderão ser resolvidas as pendências como Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU.

Segundo a coordenadora de Tributos, Sandra Aparecida, a inadimplência só com esse imposto chega a mais de 95%, e o município acaba perdendo muito com isso. Na busca de alternativa de solução, foi feito um apanhado dos últimos cinco anos e encaminhada uma cobrança extra-judicial para os inadimplentes. O prazo final é 15 de Outubro. E quem perder esse prazo, vai enfrentar restrições; entra para a dívida ativa e terá o nome incluído nos registros do Serasa.

O IPTU é um imposto que pode ser gerenciado pela prefeitura da maneira que lhe for mais conveniente. Mas a uma lei federal estabelece que aposentados e pensionistas estão isentos automaticamente do pagamento. Outra alternativa encontrada pela Prefeitura para reduzir a inadimplência foi o lançamento de promoções, que premiam os contribuintes adimplentes.

Deste modo, ele evita o constrangimento das limitações e ainda concorre a prêmios. “Nós temos, inclusive, um carro zero quilometro que está sendo sorteado para quem efetuar o pagamento em dia e no prazo estipulado. É uma forma até de reconhecer pelo contribuinte cumprir com sua responsabilidade”, finaliza Sandra Aparecida.
 
Fonte: Tapajós em Foco
Tecnologia do Blogger.