‘Gavião’ chefiava quadrilha de assaltantes em Santarém


Uma megaoperação policial realizada pelas polícias Civil e Militar desbaratou uma perigosa quadrilha de assaltantes em Santarém, no oeste do Pará. A ação ocorreu na tarde da última quinta-feira (19), no bairro Elcione Barbalho, na grande área do Santarenzinho. Quatro homens foram presos suspeitos de praticarem assaltos na cidade e de planejarem outros crimes contra empresários locais, segundo aponta a investigação da polícia. Com os homens, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e uma pistola 380, além de munições e outros objetos possivelmente usados pela quadrilha nos crimes. Entre os suspeitos, estava um velho conhecido da polícia, o pistoleiro Rui Hudson Duarte Almeida, vulgo ‘Gavião’, condenado pela morte do advogado Walter Cardoso, crime ocorrido em 10 de setembro de 1996.

‘Gavião’, segundo o delegado da Polícia Civil, Jamil Farias Casseb, é o líder da quadrilha. Foi na casa dele que os policiais apreenderam as armas e munições. As investigações da polícia revelaram que o bando planejava realizar um grande assalto na cidade. Os alvos dos criminosos seriam algumas empresas que já estavam sendo observadas pela quadrilha. Jamil explicou que os quatro homens são suspeitos de cometerem alguns assaltos em Santarém, mas coisa pequena. O dinheiro desses roubos seria usado para aparelhar o bando nos crimes que estavam sendo planejados. Ainda segundo o delegado, ‘Gavião’ foi quem convidou os outros três elementos para formar a quadrilha. Ele estava juntando dinheiro para comprar armas, arrumar um esconderijo num local distante da cidade e elaborarem um plano de fuga após os crimes.

Eles inclusive já teriam escolhido suas possíveis vítimas.

A polícia descobriu ainda que ‘Gavião’ convidou dois perigosos bandidos de Manaus e um de Belém. Antônio Rodrigues dos Santos, vulgo ‘Velho’, é oriundo da capital do Estado do Pará, enquanto que Patrick Vieira Silva e Adalgisio Figueira são naturais do estado do Amazonas.

Eles foram conduzidos à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, roubo e formação de quadrilha.

‘Gavião’ estava em liberdade, depois de cumprir pena no Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã. Ele foi condenado pela morte do advogado Walter Cardoso juntamente com Ademailton Moraes Cordeiro, o Pernambuco, e Raimundo Messias, o Dinho. 

Fotos: Blog do Edy

Tecnologia do Blogger.