ITAITUBA: Educação Ambiental na Amazônia é o tema da primeira palestra da Semana do Meio Ambiente 2015


Aconteceu na manhã da última segunda-feira (22), no auditório do Hotel Apiacás, a abertura da Semana do Meio Ambiente de Itaituba que em 2015 vem com o tema “Trilhas do Rio Tapajós: Perspectivas socioambientais para a sustentabilidade. Várias autoridades participaram da mesa de abertura do evento, entre elas a prefeita Eliene Nunes; o secretário de municipal de meio ambiente, Hilário Vasconcelos Rocha; a Professora Draª. Marilena Loureiro da Silva coordenadora do (GEAM/ UFPA) e o Prof. Rodolfo Zahluth Bastos (NUMA/ UFPA).
 

“Educação Ambiental na Amazônia: Construído Sociedades Sustentáveis”, foi o tema da primeira palestra desta edição da Semana do Meio ambiente e foi proferida pela professora Marilena Loureiro da Silva. Nunca, em tempo algum, ouviu-se falar tanto no conceito de sustentabilidade como agora, e sobre este tema extremamente oportuno, a professora abordou os princípios para a sustentabilidade. “Promover a sustentabilidade é explorar áreas ou usar os recursos naturais de forma a não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir“, afirmou. Ela defendeu a extração dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras, com base na solidariedade entre as gerações.

De acordo com a prefeita Eliene Nunes, o governo vive o presente, sempre pensando no futuro. “Estamos trabalhando muito para preparar o município para os grandes e novos investimentos previstos para a região, e isso só é possível com o empenho e envolvimento de todos: governos, órgãos, instituições e sociedade, para que não haja grandes perdas no que se refere a preservação do meio ambiente”, pontuou.

Participaram das palestras neste primeiro dia, representantes de instituições de ensino, além de alunos, acadêmicos, professores e agentes do governo municipal.

 Fonte: Blog do Damião.
Tecnologia do Blogger.