O Sairé já começou em Alter do Chão

Na ilha de Alter do Chão, localizada em Santarém, oeste do Pará, o clima é de festa. O povo da vila recebe turistas de toda a parte para a festa do Sairé que iniciou oficialmente nesta quinta-feira, 15, e se estende até a próxima segunda-feira, 19, com a varrição dos mastros. A programação é bem diversificada, envolve dois lados: profano e religioso. O primeiro consta de rezas e manifestações que resgatam uma tradição antiga, iniciada com os índios borari. 

A segunda, uma disputa de muita rivalidade entre dois personagens famosos dos rios Amazônicos – os botos tucuxi e cor de rosa. Para contribuir com o brilhantismo da festa, a Celpa elaborou um plano de atendimento que consta de uma série de serviços. A operação especial começou pelos 30 km de rede elétrica da rodovia Everaldo Martins (PA-457), que liga Santarém à vila balneária. Também foi feita a retirada de vegetação na rede, como forma de evitar desligamentos e revisadas todas as conexões de rede para evitar rompimento de cabos.

A concessionária implantou dois religadores automáticos para transferência de carga, sem intervenção humana; substituiu equipamentos danificados ou em fim de vida útil e fez retirada de vegetação, a fim de evitar desligamentos. Também instalou dois bancos reguladores, na rodovia Everaldo Martins, com o objetivo de melhorar níveis de tensão na vila.

Segundo o executivo de Manutenção da Celpa, Clécio Tabaranã, equipes estão de plantão durante todo o evento, dispondo de transformadores e postes, para garantir que a tradição se repita com todo o brilhantismo, além de atender os empreendedores que aproveitam para ganhar uma renda extra durante o Sairé. Além disso, estão sendo feitas fiscalizações para evitar o furto de energia. As equipes ficam posicionadas em pontos estratégicos na praça do sairé, um deles ao lado esquerdo da barraca religiosa.

No sábado, quando o talento regional fica em evidência, com a disputa dos botos tucuxi e cor de rosa, as luzes se acenderão para que moradores e turistas contemplam o espetáculo do Sairé, apresentado na ilha mais famosa do mundo: Alter do Chão.

Tecnologia do Blogger.