MORADORES DO LAGO GRANDE PEDEM APOIO DO DEPUTADO CHAPADINHA


Uma comitiva liderada pelo deputado federal, Francisco Chapadinha (PTN-PA), esteve no último sábado (18), no Lago Grande, para ver de perto as necessidades atuais e, a partir daí buscar melhorias, com vistas a contribuir com o crescimento econômico da região, e com uma melhor qualidade de vida aos moradores, que hoje ultrapassam 20 mil.

Nas comunidades Paissandú, Igarapé Açú e Curuai, o deputado reuniu com lideranças comunitárias, comerciantes e pescadores e recebeu deles um documento com as principais demandas voltadas para as áreas de infraestrutura, saúde e educação.

Na lista de pedidos, o apoio para a aquisição de uma máquina retroescavadeira que será utilizada na recuperação de ramais. A maioria está em situação crítica, comprometendo o escoamento da produção e, consequentemente, a renda dos agricultores familiares.

Os moradores também pediram apoio do deputado para o microssistema de abastecimento de água, construído pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, há dois anos, e que nunca entrou em funcionamento. Um levantamento da situação atual do empreendimento será feito pelos comunitários e encaminhado ao deputado Chapadinha para que as providências sejam tomadas. 

Outro ponto foi voltado para a área da saúde. Conforme os moradores, por conta da grande quantidade de habitantes, o distrito do Lago Grande necessita de uma ambulância para atender, de forma mais rápida, os pacientes que necessitam de atendimento urgente.

Os moradores aproveitaram para agradecer o deputado Chapadinha pelo apoio que tem dado à região, por meio de emendas apresentadas em Brasília. 

Chapadinha ratificou o compromisso assumido durante campanha e garantiu que continuará lutando para que a região do Lago Grande seja fortalecida durante o processo de desenvolvimento.

Durante a viagem, o deputado Chapadinha esteve acompanhado pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jardel Silva e pelo presidente municipal do PTN, Geovani Aguiar.

Encontro

O deputado e comitiva participaram, ainda, na comunidade Igarapé Açú, do Encontro promovido pela Colônia de Pescadores Z-20, onde foi discutida a questão do seguro defeso. Chapadinha aproveitou para passar informações obtidas por ocasião da audiência com o diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Sami Pinheiro de Moura, como o recadastramento para o seguro defeso que inicia no mês de março.

O deputado esclareceu que, por determinação do Superior Tribunal Federal - STF e do Ministério Público Federal, a partir de 2016os pescadores podem optar apenas por um benefício social. A decisão foi tomada para evitar fraudes como as que ocorreram no passado. 

O encontro teve a presença dos vereadores Jandeilson Pereira, Didi Feleol e Alaércio Cardoso, além do vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós
Tecnologia do Blogger.