Jacareacanga: PREFEITO RAIMUNDO BATISTA SANTIAGO VISITOU ALDEIAS MUNDURUKU


Cumprindo agenda programada pelo gabinete, o prefeito Raimundo Batista Santiago, esteve neste sábado (10), visitando as aldeias Mundurukus. Três aldeias Mundurukus (Aldeias Jacarezinho, Jacaré Velho e Kabá Biboy), receberam a visita do prefeito, que estava acompanhando dos secretários; Petrônio Barroso e Edivaldo Conceição - Gabinete e Agricultura, respectivamente, e mais os assessores, Valdenir Moris Boro, Rose Colares Lima e Nerinho.
Na aldeia Jacarezinho, participou da abertura de reunião da Associação Indígena Kusupsaré, onde fez um relato do primeiro ano de governo e as demandas cumpridas em especial aos indígenas. Associação Indígena que tem como presidente o indígena, Jairo Kurap Munduruku, agradeceu ao prefeito Raimundo Batista Santiago, toda colaboração que tem dado à associação e toda comunidade indígena. Principalmente no apoio à agricultura familiar indígena, que está fortalecendo, com os projetos colocados em práticas, pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Da aldeia Jacarezinho, o prefeito Raimundo Batista Santiago, seguiu para aldeia Jacaré Velho, onde participou da abertura da Feira Indígena Tradicional, onde também participou o presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, Ver. Acelio Aguiar e a secretaria de Assuntos Indígenas, Maria Leusa Kabá. O prefeito, abriu seu pronunciamento, falando do momento de tristeza que o povo Munduruku passa, pelo ocorrido (assassinato de uma indígena). O prefeito Raimundo Santiago, fez um relato do atual momento que o governo municipal passa. O prefeito, fez uma análise de um ano de governo municipal. Ainda na aldeia Jacaré Velho, junto com o chefe de gabinete, Petrônio Barroso e o secretário de Agricultura, Edivaldo Conceição e assessores, visitou a escola da aldeia. Na escola, o prefeito, disse ao capitão da aldeia, que vai solicitar da Secretaria Municipal de Educação, um levantamento preciso da referida escola.
Encerrado agenda nas aldeias Mundurukus, o prefeito Raimundo Batista Santiago, visitou a aldeia Kabá Biboy, onde foi recebido pelo líder indígena Raimundo Akay Munduruku, que mostrou sua preocupação com os últimos acontecimentos, disse que, estará sempre apoiando o governo municipal, segundo ele, um governo que tem se preocupado com a causa indígenas, citou as escolas equipadas, casas de farinhas reformadas e equipadas e a infraestruturas de algumas aldeias.
O prefeito Raimundo Santiago, agradeceu a receptividade dos moradores da aldeia Kabá Biboy, e disse que está sempre à disposição para atender todas comunidades indígenas. Disse também, que esse ano, mais trabalho serão realizados nas comunidades indígenas, e que não medirá esforços para equipar as escolas indígenas, onde a valorização educacional será umas prioridades. O prefeito informou ainda que, os professores em sua maioria, serão indígenas Mundurukus, já que a etnia Mundurukus, tem vários profissionais na área de educação, graduado e pronto para lecionar em suas aldeias.
Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.