Caixa encerra convênio com a Receita e deixa de emitir CPF


Após o fim de convênio com a Receita Federal, as agências da Caixa Econômica Federal de todo o país não irão mais emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A informação foi divulgada pela Receita nesta última quinta-feira (12).

Além disso, outros serviços relacionados ao CPF, como alteração de endereço do cadastrado, também não poderão ser mais realizados pela Caixa. A solicitação para a inscrição no CPF pode ser realizada  gratuitamente por meio do sítio da Receita Federal na internet ou nos órgãos públicos conveniados. Consulte lista aqui.

O cidadão também pode solicitar os serviços relativos ao CPF nas unidades de atendimento dos Correios ou do Banco do Brasil, ao custo de R$ 7,00.

O Cadastro da Pessoa Física (CPF) é um documento essencial para a realização de uma série de tarefas: além da declaração do Imposto de Renda (IR), é necessário para abrir conta em banco, comprar e vender imóveis e fazer investimentos. Depois de conseguir o CPF, o cidadão recebe um número que o acompanha permanentemente pelo resto da vida civil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.