Header Ads

Jacareacanga: INDÍGENAS VENEZUELANOS EM JACAREACANGA: PREFEITURA DE JACAREACANGA E LIDERANÇAS MUNDURUKU, REUNIRAM COM INDÍGENAS VENEZUELANOS.


Com a presença do vice-prefeito Hans Amâncio Kabá Munduruku, cacique-Geral, Arnaldo Kabá Munduruku, Secretaria Municipal de Assistência Social, Tatiana Santiago, Assessor de Governo Wandelmo Oliveira e representante da SESAI – João Tapajós, foi realizado no auditório da SEMAS, uma reunião com indígenas venezuelanos da etnia Warao, que chegaram recentemente ao município de Jacareacanga e estão instalados provisoriamente na aldeia Karapanatuba, que fica alguns minutos de voadeira da cidade.
As autoridades municipais e as lideranças indígenas Mundurukus, solicitaram a reunião, para saber a finalidade dos indígenas venezuelanos, no município de Jacareacanga. Um indígena venezuelano, que falou pelos parentes indígenas, disse que querem uma oportunidade de conviver com os parentes indígenas brasileiros, já que a situação deles no país de origem, estava ruim e tiveram que procurar o Brasil, para se refugiar e encontraram no Pará, o município de Jacareacanga, que segundo eles, foram informados que poderiam trabalhar nos garimpos indígenas.
Os indígenas venezuelanos, passaram por uma bateria de exames, somente algumas crianças estão com gripe e diarreia. O líder dos indígenas venezuelanos, informou que eles passaram pela imigração e que tem a liberação das autoridades federais, para transitar no país. Os indígenas, reclamaram a falta da FUNAI, para dar apoio necessário a eles.
Os indígenas venezuelanos, estão no momento alguns residindo na aldeia Karapanatuba e outros na cidade de Jacareacanga. Outra reunião entre indígenas venezuelanos, indígenas Mundurukus e autoridades locais, será realizado brevemente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.