Celpa coloca em execução Operação Interpraias no Oeste do Pará

A concessionária montou um plano específico com ações preventivas e reforço na linha de transmissão de energia
Mais de 90% das redes de distribuição de energia no Brasil são aéreas e estão expostas as chuvas, ventos e raios, além de agentes externos como vegetação. Por isso, o período do verão e do inverno é tratado com uma atenção especial pela Celpa. Esta semana inicia a “Operação Interpraias” que vai reforçar a qualidade do serviço de fornecimento energia que chega às comunidades Carapanari, São Pedro, Tapari, Pajuçara e Ponta de Pedras.

No cronograma consta uma série de serviços considerados essenciais e que foram apontados a partir de um levantamento feito na primeira etapa da Operação. Entre eles, retirada de vegetação, que colocam em risco a rede elétrica e a substituição de postes.
O líder de manutenção da Celpa, Mário Rêgo, explica que os postes de madeira utilizados na rede elétrica local são originários das espécies Eucalyptus e Quari Quara, e recebem tratamento preventivo, a fim de resistirem à degradação do tempo. No entanto, quando chegam no final da vida útil precisam ser trocados. “Neste trecho da estrada de interpraias, mais de 50 postes já foram substituídos, numa primeira etapa realizada pela concessionária, agora, vamos fazer novas substituição, cumprindo o cronograma estabelecido pela empresa. Vale ressaltar que, nem todos os postes que são de madeira necessariamente precisam ser substituídos”, reforça.
A ação visa acompanhar o desenvolvimento da região que neste período do ano atrai um grande número de turistas. Além disso, vai garantir a segurança e a qualidade no fornecimento de energia elétrica aos moradores e visitantes. Além da Operação Interpraias, a equipe de manutenção da Celpa, vai estender o trabalho para os bairros Santarenzinho, Amparo, Conquista e Área Verde, onde foram constatados um número maior de postes de madeira.
Outras ações também já estão programadas para acontecer em toda a região Oeste do Pará, visando dar um reforço maior a energia que chega às residências da população aqui na região oeste do Pará. O destaque é para a entrega de três novas subestações de energia nos municípios de Belterra, Alenquer e Monte Alegre, previstas para o mês de fevereiro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.