Jacareacanga: MINISTÉRIO DA SAÚDE DESTINA PARA JACAREACANGA MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UBS FLUVIAL

Através de emenda do senador Jader Barbalho, o município de Jacareacanga, foi contemplado com mais de R$ 1 milhão para construção da UBS Fluvial. Para que isso acontecer, o prefeito Raimundo Batista Santiago, acompanhado de alguns vereadores, realizou uma grande peregrinação junto ao Senador Jader Barbalho e ao atual governador, Helder, então na época Ministro da Integração. Em vários encontros, em Brasília e numa agenda das autoridades federais no município de Rurópolis, quando o prefeito Raimundo Batista Santiago, trouxe a notícia da aquisição da UBS Fluvial, para o município de Jacareacanga.

As propostas liberadas são fruto de emendas individuais e de bancada e verbas extras indicadas pelo senador Jader Barbalho. Agora, com os recursos disponíveis em caixa, os prefeitos já podem comprar materiais descartáveis, como luvas, algodão, álcool, seringas e agulhas, equipamentos para os postos de saúde e a construção das UBS Fluviais.
As Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Para as comunidades distantes da Unidade Básica de Saúde de referência, as Equipes de Saúde da Família Fluviais adotam circuito de deslocamento, por meio de embarcações, o que assegura às comunidades assistidas a execução das ações de Atenção Básica. As equipes são compostas, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório.
O prefeito Raimundo Batista Santiago, destacou que essa será a primeira UBS destinada inteiramente para a região ribeirinha. “Essa UBS Fluvial, dará um salto de qualidade nos serviços ofertados pela rede municipal de saúde para os moradores da região ribeirinha, principalmente os indígenas. Assim vamos avançando no sentido de humanizar nossos serviços e atender com qualidade nossa população, seja ela da cidade ou do interior”
O prefeito Raimundo Batista Santiago, inclusive visitou ano passado o estaleiro Gâmboa, que está construindo as UBS Fluvial, onde foi recebido pelo empresário Madson Gâmboa, que mostrou como são construídas as UBS Fluvial, em toda sua plenitude.

Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.