Para: Governo por Todo o Pará inicia com retomada de obra do Materno-Infantil

Até a próxima sexta-feira (23), o Governo do Estado está, oficialmente, sediado em Santarém, no oeste paraense. É o programa “Governo Por Todo o Pará”, iniciativa desta gestão, que inaugura a sua primeira edição, deslocando grande parte de sua estrutura e equipes para o município santareno. A programação, cujo objetivo é aproximar o Estado das diferentes regiões e municípios, foi aberta pelo governador Helder Barbalho, no final da manhã desta quarta-feira (20), em cerimônia realizada no auditório do campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o vice-governador, Lúcio Vale, e a esposa, Andréa Vale; deputados estaduais; gestores de órgãos e secretários de Estado; servidores do município de Santarém e representantes de cidades vizinhas, além da população.

A solenidade teve início com a manifestação do prefeito de Santarém, que também preside a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Nélio Aguiar. Ele deu as boas-vindas aos presentes e fez questão de agradecer ao governador Helder Barbalho, a quem chamou de “grande lutador do movimento municipalista”, pelo empenho em levar o governo para mais perto de toda a população do Estado. “Em menos de 100 dias de trabalho, esta gestão começa a escrever uma história belíssima, ao levar todo o aparato do governo para uma região que esteve esquecida por muito tempo. Agradecemos imensamente ao governador pela oportunidade, sensibilidade e respeito com a população de Santarém e região”, frisou.  

Da mesma forma, o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, festejou a iniciativa e as ações previstas para os municípios da região, a partir da aproximação mais efetiva com órgãos e gestores do Governo do Estado. “Este é, sem dúvida, um dia histórico e de muita festa para Santarém e toda região, pois a nossa população já nem lembrava mais do que era ter uma estrutura como essa, do Governo do Estado, tão perto”, pontuou.

Hospital Materno-Infantil – Em seguida, o governador Helder Barbalho, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e representantes da Caixa Econômica Federal, instituição financiadora, assinaram convênio de cooperação técnica para transferência de recursos e construção do Hospital Materno-Infantil de Santarém, cujas obras, iniciadas na gestão passada, estavam abandonadas há cerca de quatro anos. O contrato tem valor de R$ 25 milhões e representa o aporte necessário para a conclusão das obras.

“O Hospital Materno-Infantil é absolutamente importante e estratégico, porque representa a possibilidade de salvar a vida das pessoas, especialmente de mães e bebês, garantindo que eles possam ter saúde e qualidade de vida. Resgato, com isso, o compromisso que firmei com a região, quando disse que nós faríamos, no oeste do Estado, um hospital materno-infantil similar à Santa Casa, de Belém. Isto permitirá que os serviços da região aconteçam aqui, não sendo mais necessário o deslocamento das pessoas, seja para Belém, seja para outros estados, para receber os cuidados que aqui estarão sendo ofertados”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

A secretária municipal de Saúde de Santarém, Daiane Lima, enfatizou a importância dessa obra para a região. Segundo ela, a gestão anterior do Estado deixou a obra inacabada, que já tinha inúmeras falhas no projeto. “O prefeito Nélio Aguiar estava lutando para retomar essa obra, chegou até a recorrer ao Ministério da Saúde, mas quando fez essa solicitação ao governador Helder Barbalho, ele imediatamente se comprometeu, pois sabe que Santarém é um polo importante, que atende cerca de 20 municípios, entre os quais Juruti, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Curuá, entre outros. Para se ter ideia, aqui, por mês, nascem cerca de 500 bebês de todos esses municípios”, informou.

Parazão – Em seguida, ainda durante o ato, o Governo do Estado, por meio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), assinou, com a Federação Paraense de Futebol (FPF) e os dez clubes que compõem a primeira divisão do Campeonato Paraense, o contrato de cessão de direitos de captação e transmissão dos jogos do Parazão, que representa o aporte de R$ 2,9 milhões para a FPF e os times. As partidas estão sendo transmitidas, desde o seu início, para 114 municípios do Estado pela TV Cultura do Pará.

“É uma satisfação muito grande poder voltar à região de Santarém nesse momento histórico. Vim acompanhado de sete presidentes de clubes, já que Tapajós, São Francisco e São Raimundo são daqui mesmo. Ficamos muito felizes em saber que temos um governador presente, que está ajudando e patrocinando o nosso esporte. É um momento histórico”, comemorou o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó.
Já o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, falou do compromisso da Fundação em levar uma transmissão de qualidade, dos jogos do Campeonato Paraense, a todas as regiões do Estado. Ele também pontuou a importância desse tipo de contrato para os times. “Como o campeonato acontece no primeiro trimestre, os clubes administram essa verba durante o ano inteiro para manterem-se ativos. É uma grande ajuda, uma contribuição fundamental a eles, não só pelo valor do contrato, mas, sobretudo pelo que representa em termos de visibilidade para os clubes”, detalhou.

“Ação Cidadania” – Ainda durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho antecipou alguns benefícios que serão concedidos ao longo de uma programação intitulada “Ação Cidadania”, que será realizada na quinta-feira (21), durante todo o dia, pelo programa ParáPaz em parceria com diversos órgãos do governo, na Escola Madre Imaculada, localizada no bairro da Prainha. Ele entregou pessoalmente algumas carteiras de trabalho a pessoas que estavam cadastradas para o atendimento. Uma delas foi o motorista Pedro Corrêa, de 64 anos. “Ter essa ação aqui é uma atitude louvável, que a gente precisa muito. Além disso, receber meu documento das mãos do governador foi um privilégio, estou muito feliz”, declarou.
O governador Helder Barbalho foi homenageado, ainda, durante a solenidade, por um grupo de artesãos locais, que fez questão de presentear o chefe do Executivo e a primeira-dama, Daniela Barbalho, com peças de artesanato da região.

De igual maneira, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), representado por sua presidente, Carla Bengtson, entregou aos prefeitos presentes mudas arbóreas, como sinal de respeito e comprometimento com o meio ambiente.  

Governo por Todo o Pará – O governador Helder Barbalho disse que o objetivo da ação em Santarém, que é apenas a primeira nesse formato, é fazer um governo próximo das pessoas, capaz de chegar em todas as regiões, de governar por todo o Pará. “Essa oportunidade da transferência do governo por estes quatro dias aqui para Santarém é o início de um modelo de governança que desejo instituir no Estado, para que possamos chegar a todas as regiões, em cada município, dialogando, buscando soluções, firmando parcerias que possam garantir desenvolvimento, qualidade de vida e oferta de serviços”, assegurou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.