Pará: Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar

 O governador do Estado, Helder Barbalho, e a primeira-dama, Daniela Barbalho, visitaram, no início da tarde desta quinta-feira (21), em Santarém, no oeste do Estado, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, onde inauguraram, junto com o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, a primeira classe hospitalar da casa de saúde, que passa, a partir de agora, a atender os pacientes em idade escolar internados para tratamento. A visita foi acompanhada pelo secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, e deputados estaduais.

Logo na chegada, o governador e a primeira-dama foram homenageados por crianças da ala oncológica do hospital, com flores, uma imagem que representa a sagrada família e música. Em seguida, Helder Barbalho fez questão de conhecer alguns setores do hospital, como enfermarias pediátricas e salão de hemodiálise. Na ala infantil, o governador inaugurou, ao lado do secretário de Saúde, Alberto Beltrame, a sala onde vai funcionar a classe hospitalar, que, inicialmente, deverá atender 16 pacientes internados no hospital.
Servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a professora Ana Betânia Araújo desenvolvia, no hospital, um projeto de extensão, junto a alunos da instituição de ensino superior na qual ela também é docente, intitulado “ABC Brincando”, que oferecia atendimento escolar às crianças em tratamento no hospital. Esse projeto foi o embrião da classe hospitalar agora oficialmente instalada. “Vamos poder atender de maneira mais adequada as crianças, pois elas passam por tratamentos longos e, às vezes, muito desgastantes. Vamos ter uma equipe maior e, com isso, poderemos abranger também jovens e adolescentes internados, que não eram abraçados pelo projeto anterior”, explicou.

O secretário Alberto Beltrame também destacou a importância do projeto e do próprio hospital para esta região do Estado. “O Hospital Regional do Baixo Amazonas é essencial para a assistência do oeste do Pará, pois é um hospital de alta complexidade, com grande organização, grande gestão, e muito acreditado pela população. A visita do governador Helder, hoje, reforça a excelência dos serviços produzidos aqui”, frisou.
Ampliação – Durante a visita, o chefe do Executivo estadual conversou com o corpo clínico do hospital e conheceu áreas não construídas que podem ser usadas para a expansão do prédio. “Temos uma demanda reprimida muito grande, principalmente na questão da hemodiálise, que hoje conta com 27 máquinas, e o governador sinalizou com a possibilidade de começarmos a encaminhar essas demandas”, informou o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende cerca de 20 municípios da região e oferece 35 especialidades, entre as quais, traumatologia e ortopedia, oncologia, nefrologia, neurocirugia, cirurgia cardíaca e transplante renal. A aposentada Maria Evangelista, de 67 anos, é moradora do município de Monte Alegre, que fica a cerca de 200 quilômetros de Santarém, mas sempre que precisa busca atendimento no Hospital Regional. Ela já teve um câncer de mama e precisou fazer cirurgia de retirada do seio no local. O atendimento salvou a sua vida.
“Sou sempre muito bem tratada quando venho aqui. Agora, vou precisar fazer uma nova cirurgia, desta vez para retirada de uma pedra na vesícula, e já estou fazendo o acompanhamento com o médico cirurgião”, contou, emocionada, ao perceber a visita do governador Helder Barbalho.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.