Celpa alerta para os cuidados durante podagem perto da rede elétrica

Manter em harmonia a natureza e oferecer energia elétrica com segurança e qualidade, em áreas urbanas e rurais das cidades da Amazônia é necessário, mas requer atenção redobrada quando as árvores crescem demais, os galhos crescem e tocam na fiação elétrica, o resultado pode ser uma interrupção do fornecimento de energia ou em casos mais graves, acidentes, aí vem a podagem. Chamar o caseiro, um vizinho ou alguém da família para ajudar é costume, mas pode se tornar um risco à vida de quem aceitou ajudar e até para os que passam por perto. 

Cabe ressaltar que a responsabilidade para manter as árvores em harmonia nas ruas ou em praças públicas é das prefeituras municipais, apenas nos casos em que haja risco de contato com a rede elétrica, a concessionária de energia da cidade, deverá ser acionada, para avaliar a situação.      
  
De acordo com o Executivo da área de manutenção da Celpa, Clécio Tabaranã, quando uma árvore estiver muito próxima ou em contato com fios da rede elétrica, é preciso intervenção dos órgãos responsáveis: “ as árvores são condutoras de energia. Qualquer descuido que venha acontecer, como tocar objetos nos cabos energizados, pode ser fatal ou se um galho maior chegar a derrubar algum cabo, poderá atingir outras pessoas, que estiverem próximas ou passando pelo local, além de deixar famílias sem energia, em casos menos graves”. 

A Celpa também chama a atenção para os procedimentos que devem ser seguidos pelo cliente. As equipes da concessionaria só poderão realizar a podagem em casos que os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco moradores. O cliente deve acionar a distribuidora por meio de seus canais de atendimento, gerando assim um pedido de serviço, que deverá ser programado em caráter de urgência ou não. A concessionária não realiza podagem ou retirada de árvores que não estejam oferecendo algum tipo de risco ao sistema elétrico. Para isso, os órgãos ambientais da cidade deverão ser acionados. 

É muito comum, o cliente procurar ou entrar em contato com o atendimento da Celpa para que seu serviço de podagem ou retirada de árvore seja feito. Mas, a Distribuidora reforça que segue as normas do setor elétrico e se for preciso, pode sim ser acionada também pelos órgãos ambientais ou agir em conjunto para garantir a segurança da população e do fornecimento de energia, em casos necessários.        
Dicas de segurança: 
Curto na rede provocados por galhos ou árvores, contatar a Celpa e pedir auxílio; 
Não tente cortar galhos e árvores próximas a rede elétrica;

Muito cuidado ao subir em árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar colher frutos ou sementes. A rede pode passar perto dos galhos e provocar acidentes.
Não suba nas árvores. Galhos podem tocar a rede e energizar a árvore, causando choque que, em alguns casos, podem ser fatais.
Em caso de ocorrência, entre imediatamente em contato com a Celpa pelo 0800 091 0196

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.