Celpa leva energia às comunidades rurais do sudoeste do Pará

A iniciativa faz parte do Programa Luz para Todos e deve beneficiar 130 famílias

As comunidades de Mamãe Anã, localizada a 108 quilômetros da área urbana de Jacareacanga, e São Martins (distante 20 quilômetros do referido município), estão recebendo energia elétrica com obras executadas pela Celpa por meio do Programa Luz para Todos. Os trabalhos iniciaram em setembro e devem beneficiar um total de 130 famílias que residem nas duas localidades do oeste do Pará. 

Os serviços para levar energia elétrica de qualidade e segura, aos moradores das comunidades, estão previstos para serem concluídos em abril do próximo ano.
Mais de 1.300 postes de concreto e 52 transformadores vão garantir energia de qualidade e segura para os clientes. O investimento gira em torno de R$ 2,9 milhões. A chegada da energia vai facilitar a rotina de trabalho no campo, alavancando a produção da farinha e até propiciando a melhor conservação de alimentos.

Para o executivo de Expansão da Celpa, Lúcio Oliveira, o trabalho vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Nosso objetivo é oferecer dignidade para esse povo, contribuindo com avanços nos processos básicos que são saúde, educação e cultura. Desta forma, a população passa a ter mais qualidade de vida, compartilhando as mesmas vantagens dos grandes centros”, acrescenta.

PROGRAMA LUZ PARA TODOS - É um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e realizado em parceria com os Governos Estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural. No Pará, assim como nos demais estados do Brasil, existe um Comitê Gestor, presidido pelo Ministério das Minas e Energia, para gerenciar o programa e priorizar as obras.

COMO TER ACESSO AO PROGRAMA - Os moradores de áreas rurais que ainda não possuem energia elétrica, podem fazer o pedido da ligação diretamente à Celpa. Para o cadastro, que é gratuito, deve ser apresentado o documento de identificação e o endereço da propriedade a receber a ligação (O cadastro não garante atendimento imediato, haja vista que será avaliado pelo Comitê Gestor). A partir daí os pedidos serão encaminhados ao Ministério de Minas de Energia, para que as obras sejam realizadas de acordo com os critérios de prioridades definidos pelo Programa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.