Jacareacanga: INDÍGENAS MUNDURUKU LIBERARAM A ESTRADA DE ACESSO A CIDADE

Depois de quase 48 horas de bloqueio da estrada que dá acesso a cidade de Jacareacanga no sudoeste do estado, os índios Mundurukus, liberaram nesta terça-feira (15), a estrada e a ponte que dão acesso a cidade. Os indígenas Mundurukus, estão reivindicando junto as autoridades federais, a saída de garimpeiros pariwat (brancos) de suas terras. 

De acordo com comunicado dos indígenas Munduruku, eles estariam recebendo ameaças por seguirem na defesa do território indígena. “Vamos retomar o controle do nosso território, temos o nosso próprio governo e todos têm que respeitar. Não vamos parar esta luta, até solucionar os nossos problemas”. Os indígenas Mundurukus, exigem a realização de uma audiência pública com o Ministério Público Federal (MPF), e autoridades municipais de Jacareacanga, para tratar do assunto.

Mas também, existe um grupo de indígenas Mundrukus, que são a favor da permanência dos garimpeiros nas áreas. Na manhã da ultima segunda-feira, eles realizaram uma passeata pelas ruas da cidade de Jacareacanga. 

A principio fizeram uma barrica na rua Santo Dumont, que é acesso ao centro da cidade e outros bairro, depois um grupo seguiu para o trevo da cidade. Na manhã de hoje (15), os indígenas liberaram o acesso a cidade. Essa liberação aconteceu depois de um entendimentos entres os caciques. Ficou marcado que no dia 17 de outubro, será realizado uma reunião entre os caciques e lideranças, possivelmente na Câmara de Jacareacanga. 

No dia 27 de setembro, os Munduruku realizaram uma manifestação contra a legalização do garimpo em terras indígenas no município de Itaituba (PA), na região do médio Tapajós. O protesto foi motivado por uma audiência pública, convocada por uma comissão da Câmara dos Deputados, voltada a defender a legalização da mineração em territórios indígenas.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.