Jacareacanga: SECRETARIA DE SAÚDE DE JACAREACANGA TRABALHA PARA CONTER O CONVID19.

Se não bastasse casos de Covid-19 identificados e  registrados na sede do Município, a ameaça vem agora do interior, precisamente das Terras Indígenas Sai Cinza e Munduruku e isso preocupa o Prefeito Municipal Raimundo Batista Santiago e a Gestora da Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indigena (DSEI) Cleidiane Carvalho que já traçaram estratégias e estão em execução para esse crucial momento. O Prefeito desde o inicio da Pandemia organizou através da Secretária de Saúde Barreiras Sanitárias, nos pontos vulneráveis de entradas para a cidade e interior do município, e mantém  intensa vigilância nesses locais, conta ainda com a preciosa contribuição da Defesa Civil, Policia Militar, além de se utilizar de trabalhos específicos de suas  Secretarias para suporte às instalações de barreiras e fiscalizações, também com grande contribuição pode contar com  uma equipe técnica da Ação Social, que em trabalhos de inclusão social, alinha a esse trabalho conversas francas sobre formas de se prevenir da terrível doença.

Paralelo à atenção que o Poder Executivo da à causa, Cleidiane Carvalho, mantem contato permanente  com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) em Brasília, para receber instruções de metodologias e orientações técnicas de confronto ao Coronavírus. Partiu daí a necessidade  de preparar adequadamente a Equipe Multidisciplinar de Saúde que tem grande atuação nas Terras Indígenas e que encontra-se nos Polos Bases e percorrendo a extensa região. Coube a necessidade de entendimentos entre as instituições Prefeitura e DSEI, para a cessão de espaços físicos nas principais Aldeias, para ocorrendo casos de acometimento da doença, abrigar o paciente e acompanhar seu isolamento e a consequente evolução clinica. Só ocorrendo casos para remoção em situações extremas.

-Nossa equipe está preparada para executar na própria aldeia, todo o trabalho que o paciente poderia receber na cidade de Jacareacanga. Então não há necessidade desse encaminhamento para Jacareacanga. - Coloca a Coordenadora do Distrito Especial Indígena Tapajós.

Fonte: Walter Tertulino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.