Equatorial Pará alerta para reformas e construções durante isolamento social




Acidentes com a rede geralmente envolvem descumprimento das normas de segurança

Os acidentes com a rede elétrica envolvendo reformas e construções sempre servem como um alerta para a população. Atualmente, com as restrições impostas pelo isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias têm ficado mais tempo em casa e identificaram a necessidade de fazer alguns ajustes e adaptações nos ambientes para proporcionar maior conforto. Com isso, houve aumento das reformas e construções domésticas. Porém, a Equatorial Pará reforça os cuidados e procedimentos importantes que devem ser adotados ao fazer esses serviços próximos à rede elétrica. 

Caso a mudança ou reforma seja realmente necessária, é preciso ter atenção redobrada com as normas e medidas de segurança para evitar acidentes dentro e fora de casa. De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, o recomendado é contratar profissionais capacitados para os serviços. "É muito importante você escolher trabalhadores da área para executar reparos elétricos, pois eles têm o conhecimento e cuidados adequados para realizar o serviço de maneira segura. Existe uma distância mínima da obra com a rede elétrica estabelecida pelo código de obras de cada município e que deve ser respeitada", destaca o executivo.

O indicado é que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metro da fiação elétrica. Nas situações em que o imóvel possua dois pavimentos, incluindo sacada, essa distância aumenta para 3 metros. É necessário cuidado redobrado ao manusear vergalhões, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, para que não toquem ou se aproximem dos fios da rede elétrica. 

A Equatorial Pará selecionou mais dicas importantes para prevenção de acidentes e o manuseio correto das instalações envolvendo energia elétrica:

 - Antenas de TV - Ao instalar antenas de TV, verifique se o local está longe da fiação, para evitar que o equipamento toque os fios elétricos e provoque um curto-circuito. Preferencialmente do lado oposto da fiação. Normalmente seus suportes são metálicos e, portanto, condutores de eletricidade. Instale a antena respeitando a distância mínima de segurança de três metros da rede. Certifique-se que mesmo em caso de queda os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos. 

- Dentro da residência - Não deixe a fiação ao alcance das crianças; redobre os cuidados na utilização de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados ao fazer algum tipo de conserto na parte elétrica do imóvel; compre sempre produtos certificados pelo Inmetro, pois sem esse atestado ou certificação podem ocasionar choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo, que pode aumentar devido a má qualidade do material. Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo. 

- Telhados, fachadas e painéis – Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, certifique-se de que não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser construídos longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. Utilize anteparo, divisórias, telas, redes, pois esses recursos isolam as aéreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.

- Cercas elétricas - As instalações de cercas elétricas devem ser feitas por empresas especializadas e obedecendo a legislação, que obriga uma altura mínima a partir do solo, para minimizar o risco de choque acidental em moradores e usuários das vias públicas. Também é necessário fazer a colocação de placas, com frases e símbolos, avisando sobre a possibilidade de um choque elétrico.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.