Jacareacanga: MUNDURUKUS DO ALTO TAPAJÓS ESTÃO REALIZANDO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA NA ALDEIA KARAPANATUBA.

Com inicio nesta segunda-feira (21), e termino na quarta-feira (23), a XIX Assembleia Geral Ordinária Eletiva do Povo Munduruku, está sendo realizada na aldeia Karapanatuba no município de Jacareacanga. Serão três dias de debates entre as lideranças indígenas Mundurukus. Na aldeia Karapanatuba, estão reunidos mais de 148 representantes das aldeias Munduruku.

Caciques, Lideranças Indígenas, Mulheres Indígenas e convidados, estão discutindo a política social do Povo Munduruku. A cerimonia de abertura, contou com a composição da mesa de autoridades, cânticos Mundurukus e apresentação dos caciques, das mais de 148 aldeias do Alto Tapajós. O cacique da Aldeia Karapanatuba, Abrãao Akay Munduruku, deu boas-vindas aos participantes da Assembleia.


Após abertura da XIX Assembleia Geral Ordinária Eletiva do Povo Munduruku, foi realizada a leitura das pautas, apresentações metodológicas e apresentação do regulamento da Assembleia Ordinária.

A XIX Assembleia Geral Ordinária do Povo Munduruku do Alto Tapajós, é um instrumento de suma importância, para elaborar estratégicas de lutas pelas causas que são importantes aos Mundurukus, entre elas, a reafirmação dos direitos de suas terras. As reuniões começam pela manhã e se estende durante todo dia.

XIX Assembleia Geral Povo Munduruku do Alto Tapajós, acontece desde os anos 80, e tem sido muito importante para os Mundurukus deliberarem suas decisões, onde também é debatido o fortalecimento de suas tradições. Também serão discutidos, questões relacionadas a saúde, educação e aos projetos que beneficiem o povo Munduruku. 

A XIX Assembleia Geral Ordinária Eletiva do Povo Munduruku, está sendo realizada, pelo Conselho Indígena Munduruku do Alto Tapajós – CIMAT e pela Associação Indígena Pusuru – AIP, que tem atualmente como presidente, Adaisio Kirixi Mundurukuvice-Presidente Marcelo Karo Munduruk



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.