EQUATORIAL PARÁ GARANTE RECURSOS PARA A FESTA DO ÇAIRÉ 2021



O evento deve acontecer no mês de dezembro, em formato ainda a ser definido pelos organizadores

A Equatorial Energia Pará, mais uma vez será a patrocinadora oficial da Festa do Çairé/Festival do Botos, que acontece em Alter-do-chão, um dos principais pontos turísticos do município de Santarém, localizado na região oeste do Pará. A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu na última terça-feira, 22, com a presença dos representantes dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, além de autoridades municipais e do Estado. O patrocínio foi aprovado logo após a coordenação da Festa confirmar o evento para dezembro deste ano.
Serão destinados R$ 400 mil, via benefício fiscal do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. O investimento vai contemplar especialmente o festival dos botos que há 22 anos apresentam um espetáculo emocionante e que vivenciam a cultura local, reforçando a defesa, a valorização e à conscientização para a preservação da Amazônia.
O presidente do Grupo Sociocultural Boto Tucuxi, Ediberto Ferreira, reforça que esse incentivo é fundamental para que as apresentações retornem com toda energia. “O Boto Tucuxi só tem a agradecer esse incentivo que chegará no momento certo, num momento de pandemia, quando todos se unem num só objetivo - a celebração da vida”, comemora.
O mesmo pensamento tem o presidente da Associação Boto Cor-de-Rosa, Miguel Augusto. “É benéfica essa verba que vem em boa hora para os nossos artistas que ficaram parados durante todo esse tempo”, disse ele, se referindo a não realização do evento ano passado, por conta da pandemia.
Os dois representantes dos botos foram unânimes em destacar a Equatorial Pará como uma empresa visionária tanto no âmbito social como cultural, que sabe sentir os anseios do público em geral, buscando incentivar a arte, a história e a cultura da região.
Para o superintendente da Equatorial Para, na região Centro e Oeste, Brunno Margato, essa parceria é mais um incentivo que a distribuidora oferece a fim de contribuir com o desenvolvimento da cultura e do turismo regional. “Nós sabemos a importância desse evento e o quanto ele representa para o município e incentivos deste porte, ajudam a fortalecer e a levar ainda para mais longe a riqueza cultural deste município, que a cada ano que passa, é atraído por turistas de várias partes do mundo”, acrescenta.  
Mudança da data -* Este ano as agremiações pretendem realizar a disputa dos Botos no mês de dezembro, por conta das expectativas do município e todo o Brasil já estar vivendo um novo cenário, e principalmente porque esse é um período em que há alta movimentação turística na vila.

Novidades -* Como forma de adaptação, a disputa dos Botos vai aderir ao formato 360º de transmissão, que contará com uma gama de opções tecnológicas, levando o espetáculo apresentado pelas agremiações para todos os tipos de aparelhos eletrônicos. A ideia é que as pessoas de todo o mundo possam acompanhar as apresentações em todos os ângulos possíveis, sem perder nenhum detalhe. Além disso, o projeto apresenta a possibilidade de geração de renda e fomento dos setores cultural e turístico de Alter do Chão, viabilizando a movimentação econômica da Vila, favorecendo centenas de famílias, e para o público, entretenimento e cultura na palma da sua mão.
Sobre o Çairé -* é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A festa acontece há mais de 300 anos. Sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia. Até meados do século passado, o Çairé tinha significado puramente religioso. Hoje, a comemoração une o sagrado e o profano.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.