Equatorial alerta para os riscos ao fazer intervenções na rede elétrica

           Apenas profissionais habilitados podem executar serviços que envolvam energia

A morte de um homem após sofrer uma descarga elétrica no último dia 23, no bairro da Cabanagem, em Belém, levanta novamente o alerta para os perigos de realizar intervenções na rede de energia por profissionais não habilitados. 

Atividades e serviços que envolvem energia elétrica precisam ser feitos de forma segura e responsável, para evitar acidentes graves e até mesmo fatais. Somente os profissionais da distribuidora de energia estão aptos a subir em postes, manusear a rede, trocar transformadores, manobrar chaves, pois são preparados para desenvolver o trabalho com segurança.

Além de ser crime previsto no Código Penal Brasil, a intervenção na rede por quem não é autorizado, coloca em risco a vida de muitas pessoas, afirma o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes. “Por conhecermos os perigos dessas atividades, temos sempre a preocupação de alertar à comunidade sobre os riscos de interferência na rede. Não queremos que vidas sejam perdidas por conta dessa prática. Um acidente pode acontecer mesmo sem haver contato direto com os fios. Há casos que somente a proximidade pode gerar uma descarga por indução”, reforça.

*O furto de energia* - Boa parte das intervenções junto à rede elétrica ocorre devido ao furto de energia, praticados por terceiros, que, na maioria das vezes, não possuem habilidade e geram acidentes graves. Outro prejuízo está relacionado a falta de energia que afeta milhares de pessoas.

Em todo o Estado do Pará, a Equatorial Energia já regularizou mais de 141 mil instalações elétricas desde janeiro do ano passado. O furto de energia é um procedimento criminoso, representa grandes perigos e gera enormes prejuízos à sociedade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.