Rotary Clube Santarém Aldeia apoia reativação de Banco de Leite Materno em Santarém

Graças ao apoio que vem recebendo do Rotary Clube Santarém-Aldeia, o Banco de Leite Humano de Santarém, desativado em 2013, deve voltar a funcionar ainda este ano.  O clube tem se empenhado para conseguir recursos com empresas privadas, visando equipar o local com aparelhos modernos e eficazes ao bom atendimento das mães de toda a região oeste do Pará. 

A parceria feita com a Prefeitura de Santarém, responsável pelo Banco de Leite, é contribuir para a expansão de serviços voltados para a assistência à nutrição nos 1000 dias de vida de uma criança. O tempo é considerado fundamental para o desenvolvimento de uma vida saudável. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam o leite materno exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida e de forma complementar até os 2 anos de idade ou mais.

Para a pediatra Áurea Alexander, rotariana que coordena o projeto desenvolvido pelo Rotary Clube Santarém-Aldeia, é importante iniciar o aleitamento exclusivo logo após o parto, pois o leite materno é o melhor e o mais completo alimento para a criança. “Com a implantação deste banco de leite será possível a assistência para as mães que tem dificuldade na produção de leite materno, bem como, para crianças que não possuem boa sucção, incluindo bebês prematuros e de baixo peso. Ações como estas contribuem para o aumento significativo de sobrevidas e a redução da mortalidade neonatal”, reforça.

De acordo com a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Santarém, Roselene Duarte, a expectativa é grande em relação a reativação do Banco de Leite que, inclusive, continua ativo no sistema do município. “É uma política fundamental de  garantir direitos porque a criança e o adolescente, na lei 8.079 tem a proteção integral e o desenvolvimento que transcorre pelo processo de amamentação”, acentua.

O Banco de Leite Humano irá funcionar nas dependências do Hospital Materno Infantil, localizado no bairro Santa Clara. A previsão é que o espaço seja inaugurado até o final deste ano de 2021. 

Doação de Kits: Desde o ano passado, o Rotary Clube Santarém-Aldeia tem desenvolvido ações juntos às puérperas ( mães que pariram recentemente), com orientação sobre leite materno e alimentação saudável, além de doação de kits (álcool em gel, luvas, máscara, sabonete, toalhinha, protetor para o sutiã (para evitar o vazamento do vidro) e um copinho coletor. 

Agosto Dourado : Outras ações também vêm sendo desenvolvidas no Agosto Dourado, com a participação de pediatras. O Rotary Santarém-Aldeia, trabalha para a promoção do aleitamento materno, por considerar prioritária para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das crianças e de suas famílias.

Banco de Leite Humano: é o local responsável pela coleta, processamento e armazenamento de leite. Nos primeiros meses de vida não há alimento melhor para o recém-nascido do que o leite materno. O leite materno é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do bebê, além de melhorar o sistema imunológico, prevenir alergias e melhorar a ligação entre o bebê e a mamãe durante a amamentação.  Atualmente, o Brasil possui 225 Bancos de Leite Humano.

Fonte. Nubia Pereira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.