PREFEITURA DE JACAREACANGA REALIZOU PARCERIAS COM ORGÃOS ESTADUAIS PARA REALIZAÇÃO DO CURSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MANDIACO.

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga, através da Secretaria Municipal de Agricultura - SEAMT, realizou uma grande parceria com SENAR e EMATER, onde foi realizado curso de Transformação de Mandioca.

A aldeia do Piquiá, foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Agricultura para receber a primeira edição do evento, que se prolongou por todo o mês de julho, encerrando no último dia 30, com muito sucesso.

O curso foi muito bem aceito pelos indígenas Mundurukus, que tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas, onde irá melhorar a produção e qualidade dos produtos, que já estão sendo comercializados na feira do produtor rural, na sede do município.

A chefe de gabinete Rosalete Akay, que na ocasião estava representando o prefeito Valdo do Posto, falou no encerramento do curso, agradecendo a receptividade do capitão da Aldeia Piquiá, Teodorico Akay Munduruku, e todos os envolvidos na realização do mesmo. Rosalete Akay, informou ainda que, esse projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Jacareacanga e FUNAI, com objetivo de alcançar o máximo de aldeias, levando mais conhecimentos e capacitação ao povo indígena, onde seus produtos terão melhor aceitação e valorização para a comercialização.

Já o Secretário Municipal de Agricultura, Mike Kirixi Munduruku, ressaltou que é muito importante a administração municipal, se preocupar em oferecer ao povo indígena Munduruku, essa qualificação no manejo da mandioca, que serve para a produzir uma vasta variedade de produtos. Mike disse ainda que, os obstáculos existem, mas não é motivo para parar, muito pelo contrário, acredita que essa rede que formamos está servindo para fortalecer nosso trabalho, completou dizendo que esse passo é muito importante, mas quem está de parabéns, é a comunidade que recebeu o projeto de braços abertos e soube aproveitar cada dica para aperfeiçoar seus produtos”, finalizou

O Secretário Municipal de Assuntos Indígenas Ademir Macedo, disse que é muito louvável, discutirmos todos as demandas em grupo, onde o projeto da aldeia Piquiá, foi bem-sucedido. Ademir informou que outras aldeias já estão solicitando que seja realizado o mesmo curso. Ademir, ressaltou que sua equipe já estudando todas as possibilidades, encerrou dizendo que o prefeito está empenhado em estender para outras comunidades, porém são sabedores que existem algumas dificuldades. “A região é bastante grande e um dos nossos maiores problemas é a falta de recursos humanos, mas com certeza, já estão alinhando e ajustando, tão logo vamos conseguir atendê-los , também “disse.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.