Educação: SEDUC IMPLANTA POLO REGIONAL DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA APLICADA NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA

 Professores de Itaituba no lançamento do polo do Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTE), que beneficiará outros municípios da região

 
      Plataformas híbridas vão auxiliar o processo de ensino-aprendizagem também nos       municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso e Jacareacanga

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de uma equipe técnica do Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTE), esteve no município de Itaituba, sudoeste do Pará, para implantar o Núcleo de Tecnologia Aplicada voltado às escolas da rede estadual e, também, a todas as escolas sob jurisdição da Unidade Regional de Ensino 12 (URE 12), que inclui os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga e Itaituba.

A necessidade de plataformas híbridas para que alunos e professores desenvolvam atividades pedagógicas e os alunos do 3° ano do ensino médio possam se prepapar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma exigência da pandemia de covid-19 e do currículo contínuo.

Jó Helder Vasconcelos, coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), ressaltou a necessidade de criação do Núcleo de Tecnologia Aplicada em Itaituba, cuja implantação beneficiará outros municípios da região.

“Verificamos que por conta da paralisação das aulas por causa da pandemia, havia a necessidade da criação de meios de ensino para dar suporte aos alunos e professores e, com isso, o NTE interveio para dar suporte por meio do ensino híbrido, através das plataformas onlines”, explicou o coordenador.

Ele disse também que é importante treinar profissionais para orientar o uso da tecnologia nas escolas. "Esse é o papel do NTE,  que vai servir para as escolas de Itaituba e para todas as escolas de outros municípios que fazem parte da URE 12.” 

Professora Ribamar Almeida - Gestor da 12ª URE - Itaituba

POSSIBILIDADES

A implantação do NTE em Itaituba beneficiará 9.153 alunos da rede estadual. O gestor da URE 12, Ribamar Almeida, disse que a presença do NTE abrirá novas possibilidades de ensino e aprendizagem. 

“Iremos poder fomentar e trabalhar essas tecnologias com pedagogias diferenciadas, através das plataformas digitais, de modo que irá beneficiar os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga, a partir daqui de Itaituba”, disse Ribamar.

A diretora da Escola Estadual Benedito Corrêa de Souza, em Itaituba, Maria de Fátima, considera a implantação desse pólo do NTE na escola de grande importância, principalmente durante a pandemia. "Muitas vezes nós não estamos capacitados para trabalhar com as tecnologias e eu acredito que a vinda deste núcleo vai ser de suma importância para os alunos e para nós profissionais da educação”, avalia a diretora.

Texto de Rodrigo Moraes e Evaldo Júnior (Ascom Seduc)

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.