Em evento, Grupo Equatorial apresenta iniciativas sustentáveis e que colaboram com o desenvolvimento do Pará.

Reciclagem e energia elétrica em áreas rurais ganham destaque no Amazônia In Loco.

O Grupo Equatorial está um estande feito totalmente com materiais recicláveis e com elementos da floresta no evento sustentável “Amazônia In Loco”, que ocorre em Belém até quinta-feira, dia 11, e discute soluções focadas no crescimento e preservação da Amazônia. Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua estratégia em sustentabilidade, o Grupo é um dos patrocinadores máster do encontro, que ainda conta com o apoio de empresas de diversos segmentos, preocupadas com o desenvolvimento da região e que buscam incentivar o norte do Brasil a se tornar um polo de comércio com a Europa.

Com um espaço pensado e produzido pelas comunidades atendidas pela Ong Noolhar e elaborado pelo paisagista Paulo Morelli, a ambientação do estande possui zero impacto de descarte, pois todos os seus elementos poderão ser reaproveitados. O piso é feito com revestimento de embalagens longa vida, as cadeiras são de plástico reciclável, algumas ornamentações são feitas com cabos elétricos fora de uso e carretéis gigantes que estavam inutilizados, além de tecidos reaproveitados de uniformes que seriam incinerados.

De acordo com o presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, os ativos ambientais da região são o grande foco da empresa no evento. “Essa energia positiva que está na floresta e também o desejo de levar energia elétrica aos lugares mais distantes de forma segura e sustentável, nos fez participar desse encontro e apoiá-lo com assertividade. Queremos contribuir eficientemente para o desenvolvimento do Pará por meio do nosso trabalho”, ressalta Marcos Almeida.

PROJETOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS
 
No espaço destinado ao Grupo Equatorial estão expostas informações de três de suas iniciativas desenvolvidas pela Equatorial Pará que colaboram com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, como é o caso do E+ Reciclagem, projeto que incentiva a coleta seletiva de resíduos com postos nas principais cidades do estado e que, desde 2013, já conseguiu arrecadar quase 13 mil toneladas de resíduos e dar destinação adequada, com a reciclagem dos mesmos.

Outro ponto de exposição é o Mais Luz para a Amazônia, programa do Governo Federal cujas obras serão operacionalizadas pela distribuidora para levar eletricidade a áreas isoladas e distantes, beneficiando mais de 9 mil famílias nos municípios de Curralinho, Portel e Melgaço, na Ilha de Marajó. Essas obras serão feitas para que a população seja atendida de forma inovadora e sustentável, com a tecnologia de placas de captação de energia solar.

Os visitantes ainda podem saber mais sobre o projeto RESEX, que proporcionou o fornecimento através de sistemas individuais de geração de energia solar para mais de três mil famílias que residem na Reserva Extrativista Verde para Sempre, localizada no município de Porto de Moz, no oeste do Pará, e nas localidades isoladas no entorno das ilhas de Tucuruí, no sudeste do estado.

COMPROMISSO AMBIENTAL 

Durante a programação o Grupo oferece aos visitantes 200 mudas de açaí, que serão armazenadas em embalagens feitas com reaproveitamento de uniformes de colaboradores e parceiros. “Nós não estamos dando a isso o nome de brinde e sim de ‘compromisso ambiental’, para que as pessoas tenham depois a responsabilidade de fazer o plantio dessa muda e colaborar com o desenvolvimento natural de uma de nossas maiores riquezas”, finaliza a analista de sustentabilidade da Equatorial, Michelle Miranda.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.