Equatorial Energia traz dicas para curtir o feriado do carnaval com segurança

Mesmo sem a tradicional folia do feriado mais aguardado do ano, a Equatorial Energia Pará alerta para cuidados com a energia no Carnaval.

O feriado do Carnaval está chegando. É momento de aproveitar a família e amigos, descansar, mesmo que o tradicional carnaval de rua com trio elétrico e blocos estejam proibidos em muitas cidades do Pará, como medida de prevenção ao Covid-19. Mesmo sem a tradicional folia, é sempre importante ter atenção redobrada para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. 

Uma das principais recomendações está relacionada aos materiais como serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água. O contato desses objetos com a rede elétrica jamais deve acontecer, nem dentro, nem fora de casa, para evitar risco de choque elétrico. 

As decorações e alegorias carnavalescas também merecem atenção. Elas não devem ser fixadas em postes ou em redes elétricas, lembramos que apenas os profissionais da distribuidora que são habilitados e possuem preparo técnico para tal função, estão autorizados a realizar o manuseio da rede elétrica, que inclui a estrutura do poste. 
 

*DICAS PARA CARNAVAL DE RUA COM SEGURANÇA*
Não jogue serpentinas, confetes ou líquidos e nem instale enfeites próximo a rede elétrica, pois há risco de choque; 

Atenção também para os blocos de rua. É preciso ter cuidado e observar a altura dos trios elétricos e carros alegóricos ao transitar sob a rede elétrica energizada, para que não sejam maiores que a dos fios de energia, evitando assim o rompimento de cabos e acidentes. Também é necessário levar em consideração a altura das pessoas sobre os veículos em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos para que a festa ocorra com segurança; 

 Se for montar um palco, observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não a tocar.  

DICAS PARA CARNAVAL EM CASA COM SEGURANÇA

Água e energia não combinam. Por isso é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a piscinas. Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade; 

Atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo; 

 Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes. 

Outro ponto fundamental que alertamos nossos clientes para curtir um carnaval com segurança, é a campanha, se for dirigir, não beba. 

Para registrar qualquer tipo de ocorrência ou acidente envolvendo a rede elétrica de energia, deve-se entrar em contato imediatamente com a Equatorial Energia Pará por meio do 0800 091 0196 e informar casos de risco como incêndios, faísca na rede elétrica, cabos partidos, entre outros.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.