Itaituba: EM MANIFESTO CONTRA AS OPERAÇÕES DE ORGÃOS FEDERAIS, GARIMPEIROS PROMETEM PARARLISAR A BR-163 EM MORAES DE ALMEIDA

Em manifesto contra ações de órgãos federais, garimpeiros prometem paralisar, por tempo indeterminado, a BR-163, no distrito de Moraes Almeida, em Itaituba (PA), nesta sexta-feira (11). Conforme o que foi repassado, o movimento está programado para iniciar às 00h, e só será permitida a passagem de veículos oficiais e ambulâncias.

Manifesto se dá em razão das ações truculentas em operações de garimpos no Alto Tapajós. Quanto a isso, o ofício divulgado pontua que os órgãos “deveriam ser fiscalizadores e educadores; porém, têm sido destruidores, desrespeitando o devido processo legal, quando destroem patrimônios aleatoriamente, dentre eles, inclusive bens de propriedade dos garimpeiros, produzindo inclusive outros crimes […]”.

Um dos objetivos do protesto é “além de exigir que cessem essas operações arbitrárias e reivindicar um TAC entre o Ministério Público Federal com os empreendedores do garimpo do estado do Pará que tem sido alvo de injustiças e não tem conseguido sobreviver com as legislações atuais”.

De acordo com manifestantes, outra reivindicação emergencial “é a liberação de áreas que estão há muito tempo com processo em análise nos órgãos competentes, bem como a possibilidade de licenciamentos que estão paralisados para a exploração das reservas minerais, bem como um novo estudo para revogação e/ou alteração das flonas e parques que foram efetivadas de forma arbitrária pelo governo passado”.

Fonte: Plantão 24horas News

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.