Jacareacanga: COORDENADOR DA COMTRANJA PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA GESTORES MUNICIPAIS DE TRÂNSITO EM SANTARÉM

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na manhã da última segunda-feira (25), a terceira turma do Curso de Capacitação para Gestores Municipais de Trânsito em Santarém. Realizado no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), o curso conta com a participação de profissionais do trânsito de diversos municípios da região.

O objetivo do curso é capacitar gestores municipais e profissionais do trânsito sobre os aspectos legais e institucionais da municipalização de trânsito, ressaltando a importância da tríade educação, sinalização e fiscalização, visando o fortalecimento da integração do Detran com os municípios, além de proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre trânsito de forma integrada à realidade, para a compreensão da importância de prevenção de acidentes, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida.

"Estamos com toda nossa equipe técnica trazendo para cá novas ferramentas, antenadas às novas resoluções, qualificando de fato quem precisa para que a gente possa ter um trânsito mais humano e seguro, além de trocarmos ideias e informações focando em ações regionalizadas, especialmente no eixo de educação para o trânsito" conta José Bento Gouveia, diretor técnico-operacional do Detran.

O secretário municipal de trânsito e transporte de Santarém, Paulo Jesus da Silva, ressalta a importância da realização do curso para o município. "Para nós é uma satisfação receber este curso que, sem dúvida, traz conhecimento e prepara nossos agentes e gestores de trânsito para enfrentar a problemática e buscar soluções para o trânsito dos municípios da região".

Além de Santarém, esta terceira turma do curso conta com a participação de profissionais do trânsito representantes dos municípios de Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Belterra, Mojuí dos Campos, Juruti, Itaituba, Almeirim, Monte Alegre, Uruará e Jacareacanga.

Mesmo os municípios que ainda não possuam órgãos executivos de trânsito ligados ao Sistema Nacional de Trânsito são convidados a participar do curso e entenderem melhor sobre a importância do processo de municipalização, como é o caso, nesta turma, do município de Jacareacanga. "Estou participando do curso para levar um maior conhecimento ao município na área de trânsito, já que estamos em processo de municipalização e temos um trânsito grande de veículos que precisam estar em harmonia com os pedestres, preservando especialmente os indígenas da etnia Munduruku que habitam a região", conta o coordenador de trânsito do município, Marcos Iarrocheski.

O curso, que também já foi realizado em Castanhal e Ulianópolis, tem carga horária de 40 horas-aula, divididas em cinco dias, e trabalha aspectos como educação para o trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização viária, fiscalização e operação de trânsito. A formação encerra na tarde de sexta-feira (29).

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.