Jacareacanga: POVO MUNDURUKU PERDEU ESSA SEMANA UMA DAS MAIORES LIDERANÇAS INDÍGENA, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU

A foto mostra JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, durantes suas viagens, momentos de descontração com amigos e familiares, e durante a despedidas de todos em seu velório. A ultima foto, mostra seus pais
Essa semana, o povo Munduruku, perdeu uma das suas maiores lideranças, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU.

JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, nasceu em 10 de dezembro de 1973, na aldeia Missão São Francisco, no rio Cururu, onde cresceu e se alfabetizou, com os  primeiros professores indigenas da aldeia, com os professores Inocêncio Akay e Albino Saw. Ainda jovem, os pais de JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, o levaram para aldeia Xa'exijap'ka no rio Kaburuá, logo em seguida mudou para a aldeia Carocal no rio das Tropas, já que lá tinha a 4ª série, e onde concluiu o ensino fundamental no ano de 2004, na escola de ensino fundamental, Borô Muyatpu.

O ensino médio, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, estudou na escola de ensino médio, Ingrato do Ibaorebu e, em seguida se formou em Técnico de Enfermagem, trabalhando na CASAI de Itaituba e Jacareacanga. Na aldeia Carocal, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, foi escolhido pela primeira vez, como Conselheiro Distrital de Saúde.

Durante sua trajetória de luta pela demarcação das Terras Munduruku, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU teve uma grande importante, por essa vitória do seu povo. Durante essa luta, o lider Munduruku,trabalhou como coordenador do GPS, juntos com outros indigenas Munduruku. 

JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, também trabalhou desde 14 anos, nos garimpos de sua terra.

JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, faleceu no Hospital Regional do Tapajjós - Itaituba, na madrugada do dia 19 de maio de 2022, deixando sua esposa, Marlene Krixi, os filhos: Valdemar Manhuary e 4 filhas, sendos duas menores de 10 e 11 anos.

JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU era filho do grande lider guerreiro, Honorato Manhuary Munduruku e da senhora, Marta Akya Munduruku.

O corpo da grande liderança, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, foi transladado para Jacareacanga, onde foi sepultado pelos amigos e familiares. 

Essa é um grande homenagem do seu irmão, JOSIAS MANHUARY MUNDURUKU, disse: essa era a vida do nosso irmão JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, que também deixou os seus irmãos e irmãs primeira irmã mais velha  Iraneide Manhuary, Ivaneide Manhuary, Josias Manhuary, Maria Vanessa, Hairton Zacarias Manhuary, irmã Maria Vanessa Manhuary e Casulo Zenobio Manhuary, também deixou vários tios tias primos, sobrinhos e demais familiares de Manhuary Munduruku.

Antes de morrer, JOÃO VALDIR MANHUARY MUNDURUKU, reconciliou-se com Jesus, virou evangélico da Igreja  Assembleia de Deus, onde o Pator José Lino, fez oração por ele...agora está gloria do senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.