Jardim Iluminado: Saiba os cuidados com a fiação elétrica na hora de decorar a área externa da casa

Projetos de iluminação de jardim estão em alta, valorizam o espaço e destacam as plantas e flores_

Os projetos de light design para áreas externas de casas, restaurantes, bares e demais estabelecimentos se tornaram comuns atualmente. Os chamados jardins iluminados dão um toque especial ao espaço, destacam a beleza das plantas e flores, além de proporcionar um visual charmoso e moderno. Mas, toda essa ornamentação requer cuidado e a Equatorial Energia Pará alerta principalmente sobre a fiação elétrica na hora de iluminar o quintal.

O primeiro passo é certificar que os fios dos equipamentos que serão utilizados estão adequados às cargas dos circuitos, para que não haja sobrecarga e risco de choques elétricos. “Na prática, é saber se a carga comporta as luzes, e observar se as lâmpadas escolhidas são adequadas para a decoração”, diz o técnico em eletrotécnica da Equatorial Pará, Otávio Modesto.

Segundo o profissional, os itens decorativos que fazem parte do projeto de iluminação de áreas externas, como refletores, postes ou luminárias devem estar revestidos por conectores com isolamento plástico. Sem proteção adequada, há um grande risco de acidentes graves envolvendo os donos da casa, os animais de estimação e até mesmo convidados. 

Por se tratar de quintal, as peças ficam mais expostas à luz solar, chuvas e insetos. O ideal é optar por revestimentos especiais e por produtos (refletores, tomadas e lâmpadas) que sejam específicos para jardins ou áreas externas. A lâmpada de LED é a mais indicada.

“Uma dica muito importante para o sucesso do projeto é evitar que a instalação de fios e cabos sejam enterrados sem proteção ou isolamento. Em ambientes mais propícios à água, é necessário uma dupla camada de isolação, ou, até mesmo uma camada de fita isolante, pois, evita a exposição e demais problemas”, orienta Modesto. 

O sucesso de um projeto luminotécnico vai depender muito da qualidade dos materiais escolhidos e os serviços devem ser executados por profissionais capacitados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.