Equatorial Pará apoia Um Dia no Parque em Alter do Chão

O evento que acontece no domingo, 24, é uma mobilização em defesa da Unidades de Conservação

A ação é realizada desde 2018 pela Coalizão Pró Unidades de Conservação (Unidos Cuidamos) e implementada no Pará pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), desde 2019, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio). Este ano, com o tema “De volta ao lar”, oito Unidades de Conservação do Estado integram a campanha. Em Santarém, o evento será realizado pela primeira vez e contará tem o apoio da Equatorial Pará.  

Uma vasta programação ocorrerá na Área de Proteção Ambiental Alter do Chão. A iniciativa visa também criar uma cultura de visitação às Unidades de Conservação, estimulando o contato com a natureza. A expectativa é mobilizar e sensibilizar a sociedade em prol da conservação ambiental. 

De acordo com a pesquisadora do Imazon, Jakeline Pereira, a campanha proporciona atividades para que o público vivencie as Unidades de Conservação, conhecendo os benefícios de se conservar a natureza. “Queremos que as pessoas se engajem e saibam a importância de proteger os nossos biomas, com sua fauna, flora e os modos de vida de povos e comunidades tradicionais que habitam nos territórios. Esses espaços são patrimônio público do povo brasileiro, por isso devemos usá-los e protegê-los”, destaca.

Para a analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o convívio direto com a natureza evolui a mente e renova a energia para o bem-estar no dia a dia em casa e no trabalho. “Todos devemos nos dar essa oportunidade de contribuir com a evolução do meio ambiente e consequentemente com a nossa vida, uma vez que todos temos responsabilidade quando se trata de proteção ao meio em que vivemos e a Equatorial Pará apoia iniciativas que sensibilizam a sociedade para este fim”, reforça.

Na APA Alter do Chão, o dia de visita será marcado por competição dos catraieiros, trabalhadores essenciais para o turismo local. No domingo, os catraieiros mais rápidos serão premiados. O dia encerra com uma trilha na Serra da Piroca e apresentação cultural dos botos e show regional.

A campanha Um Dia No Parque (UDNP) é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação, grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.