Jacareacanga: GARIMPEIRO É MORTO A TIRO POR AGENTES DO IBAMA.

O garimpeiro José Garcia Vieira foi morto a tiros em um alegado confronto com agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na tarde de sexta-feira (25), na região garimpeira do Cantagalo, no Alto Tapajós, município de Jacareacanga.

De acordo com o Ibama, o fato ocorreu depois que uma equipe do instituto foi atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no oeste do Pará. Houve confronto e o homem, que estava armado com uma pistola, foi baleado após atirar contra os agentes ambientais, que reagiram, informou o órgão.

“Seu Garcia”, como era conhecido, foi socorrido e levado de helicóptero para Itaituba, a cerca de 400 km de distância, mas não resistiu. De acordo com as primeiras informações, os agentes teriam queimado uma retroescavadeira de “Seu Garcia”, que então teria atirado nos agentes, que revidaram, inicialmente, atirando para cima, mas como o garimpeiro continuou disparando, foi alvejado e evoluiu a óbito quando era socorrido.

Em nota, a Polícia Federal informou que abriu inquérito para apurar o conflito que resultou na morte do garimpeiro. O Ibama informou ainda que desde o último dia 10 de agosto concentra suas ações de combate ao garimpo clandestino na região do Tapajós, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, onde existe a maior quantidade de alertas de garimpo no país, principalmente em Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.