Jacareacanga: 𝗔𝗦𝗦𝗢𝗖𝗜𝗔ÇÃ𝗢 𝗜𝗡𝗗Í𝗚𝗘𝗡𝗔 𝗣𝗨𝗦𝗦𝗨𝗥𝗨 𝗥𝗘𝗔𝗟𝗜𝗭𝗢𝗨 𝗔 𝗫𝗫𝗫𝗜𝗩 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗠𝗕𝗟𝗘𝗜𝗔 𝗚𝗘𝗥𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗩𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗨𝗥𝗨𝗞𝗨.
34ª Assembleia Geral do povo Munduruku foi realizada na
aldeia Teles Pires que fica localizado no Alto Tapajós.
A aldeia Teles Pires, que fica localizada no Alto Tapajós,
recebeu a 34ª Assembleia Geral do Povo Munduruku. Mais de 500 indígenas
passaram pela aldeia nesses quatro dias de assembleia. Com uma estrutura de
alto nível, a aldeia recebeu a todos com carinho e atenção. A Assembleia
Munduruku, teve o apoio da Prefeitura de Jacareacanga, onde o prefeito Valdo do
“Posto” deu todo apoio necessário, assim como a Câmara Municipal, na pessoa do
presidente/vereador Antônio “Goiano”. O vice-prefeito Valmar Kaba Munduruku,
representou o prefeito Valdo do “Posto” que estava com agenda programada na
capital do estado.
A 34ª Assembleia do Povo Munduruku, foi organizada e gerida
pela Associação Indígena Pussuru, que tem como presidente o sr. João Kaba
Munduruku e vice-presidente Marcelo Akai Munduruku.
Os vereadores Sandro Waro Munduruku, Aldilo Kaba Munduruku e
Tomaz Waro Munduruku, estiveram na aldeia Teles Pires e participaram das
discussões. Representantes de órgãos ligados aos indígenas, também estiveram
presente nos quatros dias de assembleia: Haroldo Saw (Coord. SESAI), Hans Kaba
(Coord. da FUNAI), Adonias Kaba (Coord. Educação Indígena), Jonilson Waro
(Presidente do CONDISI), Valdineia Saw (SEMAI), representante do povo Kayapós,
Bekati Kekai Kayapó, representando o povo Kaiabí – Cacique João Kaiabi e as
professoras Joelma (UEPA) e Jessica (UFOPA).
Todos foram muito bem recebidos pelo cacique da aldeia Teles
Pires, cacique Dizima Muo Munduruku, que deu total apoio e suporte aos
visitantes, juntos com seus guerreiros e guerreiras.
Foram quatros dias de muitas discussões, onde foram
elaborados documentos que serão encaminhadas as autoridades e órgãos
municipais, estaduais e federal.
No primeiro dia, foi realizada apresentação dos caciques,
mais de 100 caciques de diversas aldeias, foram apresentados pelos
organizadores. Logo em seguida os guerreiros mundurukus, realizaram uma
apresentação de dança típica do povo. Também realizaram apresentações, o povo
Kayapós e Kayabi.
No segundo dia, depois do café da manhã servido a todos
presentes, começaram as discussões, onde foram discutidos encaminhemos aos
órgãos públicos, e no final foram apresentados os seguintes encaminhamentos de
solicitações: inserir na lei orgânica, dispositivos da educação intercultural,
requer da SEMECD, o apoio para produção de livros didáticos para escolas
indígenas, que alojamentos dos professores, em relação que as crianças
indígenas, não estão aprendendo nada nas escolas e a merenda escolar nas aldeias,
saúde dos indígenas em todas as aldeias.
Outras solicitações foram feitas durante a assembleia, em
relação a educação: valorização da educação intercultural (bilingue, costumes,
cânticos, saberes indígenas e saberes de não indígenas) do Munduruku as escolas
indígenas.
Logo em seguida a professora Rosiane Kaba Munduruku, fez uma
explanação das solicitações no que tange a educação indígena.
Outra questão abordada, foi o regine de colaboração,
políticas de educação escolar indígena e formação de professores indígena.
Valorização do ensino médio modular no território Munduruku
do alto Tapajós e analises dos alunos que concluem ensino fundamental na T1,
essa explanação ficou a cargo da professora e diretora do SOMEI, Giandra Kaba
Munduruku.
As professoras da UFOPA, Jessica e Joelma Alencar da UEPA,
falaram da criação etnoterritorio Munduruku do alto Tapajós e universidades
federais e estaduais dentro do território Munduruku, onde também falaram das
oportunidades, desafios e valorização profissionais indígenas.
No terceiro dia de discussões, teve como pauta: economia,
desenvolvimento e sustentabilidade, onde os caciques, professores e os
vereadores Aldilo Kaba, Sandro Waro e Tomaz Waro, falaram dos assuntos acima
relacionados em suas aldeias de origem e em todo território Munduruku.
Também foram expostas algumas situações no que tange a Terra
Indígena e Sai Cinza: organização social indígena Munduruku (caciques e
coordenadores), protocolo de consulta Munduruku (normas de entradas de qualquer
indígena no território, devem consultar as organizações, caciques e povo
Munduruku).
Situações atual dos T1 Munduruku e Sai Cinza, invasões
territoriais e ameaças (ações para fortalecer a vigilância e proteção do
território.
Plano de proteção e vigilância ambiental e plano de gestão
territorial ambiental – PGTA.
Também foram apresentados projetos e novas propostas no que
tange a organização interna Munduruku, que foram aprovadas pela assembleia.
No mesmo dia antropóloga Tainara Kirixi Munduruku, palestrou
sobre: bioeconomia e agricultura familiar, onde estão relacionadas cadeias de
produções, como: farinha, óleos, castanhas entre outros. Tainara, também falou sobre o fortalecimento
da produção e comercialização do artesanato Munduruku, programa PAAI e projetos
sustentáveis de geração de rendas e buscar capacitações e parcerias na
comercialização dos produtos.
Também no terceiro dia de assembleia, foi discutido o Marco
Temporal e seus aspectos jurídicos negativos e positivos.
Usinas Hidroelétricas: foi discutido sobre as hidroelétricas
Teles Pires e São Manoel, onde foi tratado da compensação ao povo Munduruku.
Também foi discutido par que seja apresentado um plano de
trabalho a Prefeitura Municipal de Jacareacanga, para FUNAI e esclarecimento
sobre o projeto REDE+. O credito de carbono, foi explicado como funciona aos presentes.
Outra questão bastante debatida, foi o que é a COP30, e como
o povo Munduruku deverá participar e com quantas delegações.
Pela parte da tarde do terceiro dia de Assembleia, a
Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recurso, Edileuza Viana e a
diretora de Planejamento Maria Lira, realizaram apresentação do plano
plurianual participativo – PPA.
No 4º e ultimo dia, foram apresentadas os encaminhamentos e deliberações e a construção dos documentos final da assembleia e a definição da próxima Assembleia Geral do Povo Munduruku, que ficou definido que será na Aldeia Sai Cinza.




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