VEREADOR ZENILDO SAW MUNDURUKU, PARTICIPOU DE REUNIÕES NA ÁREA INDÍGENA.
No último dia 15 de outubro, o
vereador Zenildo Saw Munduruku (MDB), esteve reunido com os caciques Mundurukus,
professores, lideranças comunitárias e profissionais de saúde das aldeias ao
longo do rio Tapajós. O objetivo da reunião, foi ouvir as demandas das
comunidades e dos comunitários em geral.
Durante a reunião, as lideranças foram ouvidas pelo vereador, o cacique da Aldeia Boca da Traíra, Fernando Kaba Munduruku, relatou as necessidades de sua aldeia, e disse ao vereador Zenildo Saw, que sua aldeia precisa urgentemente de um motor de energia para a escola. Ele informou ainda que a necessidade deste motor, é para que os professores puderem realizar seus trabalhos, como: imprimir trabalhos e outros, e utilizar os equipamentos da escola.
O cacique Fernando Kaba Munduruku, acrescentou que a aldeia também precisa que a escola seja reformada e ampliada e um motor para a voadeira da comunidade. A esposa do capitão da aldeia Boca da Traíra, reforçou também como prioridade, uma voadeira para transporte das produções agrícolas e um gerador de energia para aldeia.
Outra liderança indígena que se manifestou, foi o capitão da aldeia Nova Trairão, Flaviano Akay Munduruku, que solicitou um motor de energia para escola da aldeia. Flaviano, disse que esse motor de energia, ajudaria muito a comunidade escola da aldeia.
O capitão Edilson, da Aldeia Nova Trairão, ressaltou que há mais de três anos a comunidade aguarda a reconstrução da casa de farinha e qu já teria entregue os documentos referentes ao pedido ao vereador.
O capitão da aldeia Pombal, Gregório Kirixi Munduruku solicitou um motor de popa para o transporte de produções locais, como; farinha, banana e outros produtos. O cacique informou que é muito importante para aldeia esse transporte.
O capitão José Elinaldo Saw, da Aldeia Boca das Pinhas, mencionou a urgência de um motor para a escola, telhas de brasilit para a construção de uma casa de farinha e uma embarcação para a aldeia.
A liderança da Aldeia Belo Monte, Evaldinho Saw, informou que a comunidade necessita de um gerador de energia, para suprir as necessidades da aldeia.



Comente aqui