IBAMA desativa garimpo ilegal no Oeste do Pará

Agentes de fiscalização do Ibama, da base de operação em Novo Progresso, no Oeste do Pará, desativaram um garimpo clandestino no entorno da Floresta Nacional do Jamaxim.
No final da semana passada, os servidores do Ibama autuaram em mais de 15 milhões de reais o responsável por um desmatamento de mais de Mil e 500 hectares também na zona de amortecimento da unidade de conservação.
O garimpo foi encontrado quando a equipe fiscalizava focos de desmatamentos indicados por sensoriamento remoto na área de amortecimento da unidade, na última quinta-feira, dia 7.
Os garimpeiros estavam iniciando as atividades de mineração. Um acampamento foi desativado e oito pessoas foram detidas.
Na ação, os servidores do Ibama apreenderam três motores e um caminhão que eram utilizados na atividade e aplicaram multas de 43 mil reais.
No sábado, dia 11, a equipe flagrou uma extração de argila também no entorno da Flona do Jamanxim.
Foram apreendidos uma pá carregadeira e um caminhão que era utilizado para levar o mineral até olarias de Novo Progresso, nas margens da BR 163, que liga Santarém-PA a Cuiabá-MT.
A equipe que está em Novo Progresso desde o dia 18 de setembro. Já foram apreendidos na área sete caminhões, dois tratores, 13 motoserras, 933 metros cúbicos de madeira em toras, 72 metros de madeira serrada, além de duas empresas madeireiras embargadas.
No período foram vistoriados 40 polígonos de desmatamentos na região, com embargo de atividades em 7.736 hectares de florestas destruídas ilegalmente.
A operação já flagrou uma ampla gama de crimes ambientais na região da BR 163, autuando além dos desmatamentos, exploração, transporte e armazenamento ilegal de madeira e agora o garimpo.
Os crimes ambientais na região comumente estão associados a outros ilícitos, como a exploração de trabalho em condições semelhantes à escravidão, grilagem de terras públicas, sonegação fiscal, e à violência no campo.
A coordenação logística da base operativa da Guardiões da Amazônia em Novo Progresso está sob a responsabilidade da Gerência Executiva do Ibama em Santarém.
As apreensões fazem parte da operação Guardiões da Amazônia, composta por servidores do Ibama, Instituto Chico Mendes e Policiais Civis do Estado do Pará.
Fonte: RRS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.