Portal Buré

Portal Buré

Câmara de Jacareacanga em destaque

Presidida interinamente pelo secretário Gerson Manhiuary do PT, a câmara municipal de Jacareacanga realizou hoje (21) a sua segunda sessão do mês de agosto, com as presenças dos vereadores: Gerson Manhiuary (PT), Rosinildo Saw (PMDB), Hans Kabá (PMDB, Izaias Crixi (PMDB)), Adonias Kabá (PSDB), Elias Freire (PSDB) e Amazonas (PDT). Ausentes e com justificativa, foram: Auxílio Aguiar e Raimundo Santiago, ambos do PT.

Nos pronunciamentos, o que teve mais repercussão foi do vereador do PMDB Rosinildo Saw, que falou sobre o incidente acontecido na semana passada na porta de entrada da prefeitura, quando foi impedido de entrar pela segurança. Depois do relatar o fato o vereador do PMDB, recebeu apoio dos vereadores presentes.

Já o vereador Amazonas do PDT, disse bastante irritado, que está sendo vitima de calunia por algumas pessoas, que insistem em dizer que ele está vendido para a administração municipal e disse que nunca se vendeu e jamais se venderia e que também essas mesmas pessoas, andaram falando que a prefeitura de Jacareacanga, está construindo uma casa para sua família.
Amazonas, também falou que está sendo realizado por ele e algumas pessoas um trabalho na Transamazônica, que visa mostrar para as autoridades de Brasília a necessidade de se fazer um trabalho na estrada federal.
Amazonas, finalizou solicitando que seja instalado uma central de ar no hospital municipal, segundo ele quem entra doente fica mais doente no calor insuportável, nas enfermarias feminina e masculina.

O vereador Izaias Crixi do PMDB, falou de sua viagem a Belém para participar da Conferencia Regional de Educação Indígena, que visa a programar melhor a educação dos indígenas e que espera participar da Conferencia Nacional em Brasília e também solicitou que seja criado o Conselho de Educação Indígena.
Em outra parte de seu pronunciamento o vereador Izaías, reclamou dá falta de respeito e atenção do vice-prefeito Roberto Crixi, que não tem tratado as causas indígenas, com respeito.
Em outro ponto o vereador Izaías Crixi, rebatendo as acusações do vereador Gerson Manhiuary do PT, que o prefeito Raulien Queiroz, vem sofrendo perseguições políticas de pessoas derrotas na ultima eleição, o vereador do PMDB, disse que se o prefeito está preocupado com os processos é porque tem algo a esconder. Izaías finalizou, dizendo que isso é um processo democrático e que outros políticos passaram por isso, e citou como exemplo o ex-prefeito Carlos Veiga que no inicio do seu mandato sofreu também pressões políticas.

Vereador Elias Freire do PSDB, falou que recebeu uma correspondência do gabinete do deputado do PMDB, Antonio Rocha, onde diz que está enviando solicitação a governador Ana Julia, de uma maquina de lavar e uma Ultra-Sonografia para o hospital municipal de Jacareacanga.
Elias Freire, solicitou ao presidente da câmara municipal, que envie um oficio pedindo a presença da secretaria de Educação e secretaria de Saúde, nas futuras sessões, para dar explicações sobre o andamento de suas pasatas.

Vereador Adonias Kabá, falou de sua viagem a Belém, onde foi realizado a Conferencia Regional de Educação Indígena. Adonias, disse que na conferencia vários temas foram abortado, e que o mais importante, é necessidade de se fazer uma política educacional voltada em especial aos indígenas do Pará, que se encontra abandonado pelo atual governo estadual.

Vereador Han Kabá, criticou a Secretaria Estadual de Promoção Social, que não se faz presente no município e quando vem é só pra fazer promessas que até hoje não foram cumpridas. Hans também falou da necessidade de se fazer uma política educacional voltada aos indígenas e cobrou a presença da secretária de educação na próxima sessão, para relatar o que está sendo feito com a educação no município.

O vereador Gersinho do PT, disse, que também passou pelo constrangimento de ser barrado na porta de entrada da prefeitura, mas que foi mais ousado e enfrentou o segurança, e disse a ele que tinha mais que fazer em ter que dar satisfação, mas também ressaltou que alguns órgãos públicos estão tendo esse cuidado de verificar quem entra nas repartições.
Gersinho, disse, que o prefeito Raulien Queiroz, tem recebido muitas pressões por causas dos processos eleitorais, e citou o ultimo vencido por ele no TER, Gersinho lembrou que o PT foi muito perseguido pelos gestores anteriores e que não se intimidou, e sempre acreditou em Deus, para poder seguir sua caminhada. Finalizou, dizendo, que na hora que saber de algo errado no comando do poder publico, será o primeiro a ser oposição e cobrar do prefeito a transparência, já que sempre foi o perfil do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.